Na última quarta-feira, 1º de junho, acautelados da Penitenciária I – José Edson Cavalieri (PJEC) conheceram parte do ambiente cultural da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em visita ao Forum da Cultura, onde apreciaram a história do seu casarão centenário, as exposições em cartaz na Galeria de Arte e no Museu de Cultura Popular, os bastidores do Centro Teatral – Grupo Divulgação e uma apresentação especial do Coral da UFJF, que também funciona no espaço. 

Internos puderam ver e apresentar suas obras expostas em sala nobre (Imagem: Divulgação)

A tarde cultural com os Indivíduos Privados de Liberdade (IPL) teve seu início a partir de um projeto de ressocialização desenvolvido pela Penitenciária de Juiz de Fora I – José Edson Cavalieri – (PEN JDF I – JEC), em parceria com a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc-JF), da Prefeitura de Juiz de Fora, e com a Escola de Ensino Fundamental e Médio/EJA-326801. A ação com os IPL’s matriculados na escola trabalhou, no mês em que a cidade comemorou 172 anos, o tema “Juiz de Fora: lembranças e expectativas”, visando oportunizar conhecimentos sobre a história local e seu patrimônio histórico e cultural, e proporcionar reflexões sobre a cidade que aspiram encontrar ao deixar o cárcere. 

A visita aconteceu como parte das premiações aos autores dos melhores trabalhos sobre o tema. As obras produzidas pelos internos foram expostas em sala nobre do Forum da Cultura e apresentadas por eles. Áreas da cidade, como Parque Halfeld, Praça da Estação, Morro do Cristo, Parque da Lajinha e Museu Mariano Procópio foram representados através de desenhos feitos a mão livre, além de cartazes, mapas, colagens e fotografias que destacam os encantos da cidade e sua história.

Visita aconteceu como premiação aos melhores trabalhos desenvolvidos pelos internos sobre Juiz de Fora (Foto: Divulgação)

As maquetes feitas por um grupo de internos também chamaram atenção. Miniaturas retratam detalhes da feira livre de domingo, com suas barracas, frutas, pastéis, caldo de cana e as barracas dos mais diversos utensílios que podem ser encontrados no tradicional evento. Diego, que representou o grupo, destacou a tradição juiz-forana de ir ao local, que fica sempre lotado, e tomar caldo de cana com pastel. 

Fechando as apresentações, Eliebert apresentou a letra de rap que criou para o projeto, destacando os diversos pontos e acontecimentos famosos da cidade: 

“A cidade é muito linda, não é lero-lero.
A noite já foi iluminada pela Usina de Marmelo.
Se puder morar no Centro, um sorriso se arreganha.
Tu desce o Calçadão, vê o Teatro Central
e chega ao Espaço Mascarenhas.
Pega a visão. Pode vir comigo.
Na Avenida Brasil, tem a feira de domingo
(…) Tu já viu a Praça CEU, a Zona Norte agradece.
Não se esqueça de visitar o campus da UFJF.
A onça no Jardim Botânico, dela ninguém se esquece.
Do mirante do São Bernardo, você vê minha linda JF.”

A ressocialização busca oferecer dignidade e tratamento humanizado, conservando a honra e a autoestima do IPL, buscando a reinserção dos acautelados ao convívio social, aproveitando o período de cumprimento da pena para auxiliar na reabilitação do interno.