A Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), lançou edição especial em que realiza uma Análise da Situação de Saúde (ASIS) na macrorregião leste de Minas Gerais.

A publicação conta com 14 capítulos em que são estudados e contextualizados epidemiologicamente dados disponibilizados pelos sistemas de informação em saúde (SIS) sobre covid-19, câncer de mama, tuberculose, hanseníase, dentre outras na macrorregião que reúne 51 municípios e possui uma população residente estimada em quase 700 mil habitantes, de acordo com dados de 2020.

“É possível identificar as tendências de eventos em saúde, incluindo seus determinantes e fatores associados, sendo essencial para a compreensão da dimensão dos agravos estudados. A produção de informação em saúde a partir dos SIS, ainda pouco valorizada, permite gerar evidências científicas importantes que apoiam os gestores em saúde nas tomadas de decisões mais assertivas”, destacou a professora Waneska Alexandra Alves, uma das organizadoras da edição, em parceria com o superintendente regional de saúde de Governador Valadares, Rômulo Batista Gusmão; e com a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS/GV), Nádia Pinheiro Ali.

A professora Waneska ressalta que a ASIS evidencia como o trabalho colaborativo entre o Ensino e o Serviço pode “fortalecer a compreensão acerca do processo saúde-doença na população ao mesmo tempo que atua na formação qualificada dos futuros profissionais de saúde para um SUS com atuação mais eficaz, eficiente e efetivo”.

Para o superintendente regional de saúde, Rômulo Gusmão, a expectativa é que a publicação “expresse aos atores sociais do território as necessidades de saúde da população, favorecendo e permitindo arranjos colaborativos outros, agora para a definição de soluções viáveis e sustentáveis que possam transformar, para melhor, o contexto sanitário regional”.

Clique aqui e confira o conteúdo da edição especial da Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Sobre a Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade

Criada a partir da II Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF-GV, realizada em 2017, a Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF-GV possui o International Standard Serial Number (ISSN), um código usado em publicações seriadas, ou seja, aquelas que têm periodicidade e frequência, para ajudar na identificação mais rápida do título e conteúdo da obra em qualquer lugar do mundo. No caso de revistas científicas, o ISSN ainda funciona como uma espécie de controle de qualidade.