A busca pela compreensão da construção de narrativas imersivas e a emergência do narrador motivaram a acadêmica, Luana Viana e Silva, a desenvolver sua tese de doutorado, o primeiro a ser defendido pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom/UFJF). A defesa da tese aconteceu nessa sexta-feira, 3.

A pesquisa intitulada “Jornalismo narrativo em podcasting: imersividade, dramaturgia e narrativa autoral” apresentou o estudo sobre a figura do narrador para identificar e entender seu lugar no jornalismo narrativo em podcasting. Partindo dos pressupostos de que o áudio é imersivo por essência e que o próprio jornalismo, assim como o jornalista, compõe o quadro das personagens da história, o estudo busca entender quais são as estratégias utilizadas pelo narrador que potencializam a experiência imersiva do ouvinte. O objeto em estudo é o podcast “O caso Evandro”, quarta temporada do Projeto Humanos, produzido por Ivan Mizanzuk.

Luana explica que a defesa da tese, assim como ser a primeira acadêmica a apresentar a pesquisa de doutorado pelo PPGCom, representa uma parte das conquistas pessoais que foram proporcionadas com o apoio da UFJF. “Fiz doutorado sanduíche no exterior, conheci diversos pesquisadores renomados, conquistei o reconhecimento de professores e colegas. Sou muito grata ao meu orientador, Carlos Pernisa Jr, e a todos e todas que cruzaram meu caminho nessa trajetória. Essa conquista é de todos que lutaram e lutam pela consolidação do PPGCom e eu só tenho a agradecer”, aponta a acadêmica.

Segundo o orientador da investigação, Carlos Pernisa Júnior, o estudo foi desenvolvido entre 2019 e 2022, e o contexto abrange a trajetória dos podcasting até focar no objeto de pesquisa de Luana, “O caso Evandro”, quarta temporada do Projeto Humanos, produzido por Ivan Mizanzuk. “Na tese é analisada a questão do rádio, do radiojornalismo, do podcast, da narração, e tudo isso vai se colocando e se agregando para dar a dimensão do que é chamado de jornalismo narrativo em podcasting”, enfatiza o professor.

Marco histórico

Para a coordenadora do PPGCom, Cláudia Thomé, a aprovação do curso de doutorado foi um resultado coletivo de todo o corpo docente do Programa, assim como dos ex-coordenadores, dos pesquisadores oriundos de outras instituições de referência e das pesquisas bem fundamentadas desenvolvidas por alunos e professores. “Esse envolvimento nos fortalece, bem como a defesa da tese da Luana que nos traz muito entusiasmo, ainda mais que é defendida no ano em que o PPGCom completa 15 anos”.

Diante deste cenário, Cláudia salienta que o PPGCom está inserido em uma universidade pública, onde há investimento na pesquisa e que luta pela ciência e para desenvolver estudos de ponta sempre com o foco em trabalhar para a sociedade. A primeira defesa de tese também é resultado do apoio da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) e dos órgãos de fomento que auxiliam no amadurecimento do Programa.

“Esse momento nos traz um espírito de muita alegria. Para mim e para o professor Paulo Roberto, que estamos na coordenação, essa defesa é o início de uma caminhada que vai ter muito trabalho pela frente e haverá muitas pesquisas relevantes, de qualidade e para o fortalecimento da ciência do país”, finaliza Thomé.

Outras informações: (32) 2102-3616 – Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf