O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora retomou a visitação de escolas e grupos com objetivos educacionais em maio e já está com agenda aberta para as marcações nos meses de julho e agosto. Para participar, é necessário que o professor responsável faça o agendamento por meio de formulário eletrônico. Os passeios acontecem de terça a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

O docente poderá escolher entre cinco roteiros que mais interessem à turma, conforme a faixa etária dos estudantes ou indicar um percurso próprio, acompanhado dos monitores de educação ambiental. Nessa caminhada pelo Jardim, também é possível fazer aquela paradinha para o lanche, levado pelos próprios participantes. Basta solicitar esse intervalo também no formulário.

Em cada turno, são abertas 45 vagas para estudantes e cinco para professores ou acompanhantes da escola. Para melhor andamento e segurança da visitação, a orientação é que professores e acompanhantes façam a visita junto aos grupos.

Interação com a biodiversidade

Segundo o vice-diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira, os passeios possuem um grande interesse por parte das escolas e dos estudantes e as inscrições para o mês de junho já estão esgotadas.

“Acreditávamos que as escolas pudessem ter algum receio em realizar o deslocamento com os estudantes, devido ao período de pandemia ainda recente. Mas percebemos como os passeios fazem bem para a saúde mental e física das crianças, que encontraram no Jardim Botânico um espaço de acesso à biodiversidade e conforto ecológico”, comenta o vice-diretor.

Os roteiros especiais promovem ações educativas, proporcionando reflexões acerca das relações socioecológicas e da relevância de preservação e conservação ambientais. Entre as propostas de roteiro está a trilha da Juçara, Bromeliário e Orquidário além da visita à casa sede e das galerias de arte.

Após o agendamento, será enviado ao e-mail cadastrado uma declaração que deverá ser impressa e assinada pela direção da escola. Esse documento apresenta, dentre outras informações, o consentimento da escola para realização das atividades, e devem ser apresentadas na portaria do Jardim Botânico.

Outras informações:
Jardim Botânico UFJF