Medalha é maior honraria de Juiz de Fora, que completa 172 anos nesta terça, 31 de maio (Estela Loth/UFJF)

Nove pessoas ligadas à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) serão agraciados pela maior honraria municipal, o Mérito Comendador Henrique Halfeld. A medalha, entregue sempre no aniversário da cidade, acontece nesta terça-feira, 31 de maio – em comemoração aos 172 anos de Juiz e Fora -, às 19h, no Cine-Theatro Central.

Recebem a homenagem a vice-reitora da UFJF, Girlene Alves; o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira; os professores Edmilson Pereira e Pedro Machado; o superintendente do Hospital Universitário (HU-UFJF/Ebserh), Dimas  Augusto Carvalho de Araújo; os docentes aposentados Jorge Montessi e Neusa Salim; a colaboradora do Intecoop, Maria Geralda de Souza Lopes; e a ex-pró-reitora de Graduação, Valéria Trevizani Burla (in memorian).

Reconhecimento

Para a vice-reitora, Girlene Alves, esse reconhecimento só se torna possível pelas inúmeras contribuições que se somam ao seu trabalho (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

“É uma mistura de sentimentos. Se por um lado, existe a alegria, por outro, preciso reafirmar meu compromisso com essa cidade, que me acolheu há 26 anos e conta com o trabalho de todos nós para se desenvolver cada vez mais. Mas também é preciso dizer que esse reconhecimento só se torna possível pelas inúmeras contribuições que se somam ao meu trabalho por outros colegas sensíveis às questões do município”, destaca Girlene.

Para Moreira, o recebimento da honraria é uma manifestação de carinho e reconhecimento que a cidade, através da prefeitura, tem pelo trabalho realizado pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), na atual gestão, em que muitas ações foram desenvolvidas na UFJF, especialmente nas áreas das políticas afirmativas e inclusivas.

“Isto envolve também nossas atividades acadêmicas e de pesquisa, desenvolvidas no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, formando educadores e pesquisadores no campo da Educação das Relações Étnico-raciais, e o trabalho de extensão, desenvolvido junto às entidades do movimento negro, de forma particular, e à população negra, de forma geral, em Juiz de Fora, na região e no país, na promoção da igualdade racial, visando cada vez mais uma sociedade mais democrática e com respeito à diversidade e às diferenças.”

Trajetória

Superintendente do HU, Dimas Araújo ressalta papel da UFJF em sua trajetória (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Araújo ressalta o papel da UFJF em sua trajetória. “Reconheço e agradeço à instituição que, além da minha formação, permitiu que, através do trabalho, pudesse contribuir para a melhoria e crescimento da minha vida pessoal e profissional. É na UFJF, onde estou desde 1980, como discente, residente, professor e gestor, atuando na Faculdade de Medicina, no Centro de Biologia da Reprodução e no Hospital Universitário, que tenho lutado por melhoria da formação de nossos alunos e pela qualidade de vida da nossa população, em especial, daquelas pessoas mais vulneráveis socialmente.”

Para Maria Geralda, que atua na formação de pessoas como educadora de economia popular, o reconhecimento deve ser compartilhado com todas as pessoas que trilharam o caminho junto a ela. “A medalha representa a história de muitas pessoas que construíram junto comigo várias ações em busca de alcançar os próprios direitos. Ofereço essa homenagem para todas as mulheres e homens que lutaram para ter espaço, principalmente para aquelas mulheres que não puderam e pelas que ainda estão lutando por seus direitos.”

Homenageados
Neste ano, os indicados seguiram critérios de paridade de gênero e raça. Dos 25 homenageados, em questão de gênero, 13 são mulheres e 12 homens. Já em critério de raça, dez são negros e negras.

Confira os homenageados

A medalha
Instituída em 1973, através da Lei 4.496, o Mérito Comendador Henrique Halfeld tem como finalidade distinguir o cidadão que se notabilizou nos mais diversos campos da atividade humana por relevantes e comprovados serviços prestados à coletividade de Juiz de Fora. A Medalha simboliza o reconhecimento de Juiz de Fora a pessoas que se destacaram na defesa dos interesses culturais, sociais, econômicos, políticos e humanitários da cidade.

Seguindo critérios e ouvindo os integrantes do Conselho do Mérito, a quem compete fixar as diretrizes para a concessão da Medalha, a Prefeitura de Juiz de Fora homenageia, na data de aniversário da cidade, os agraciados por sua atuação em benefício da comunidade.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf