Crianças, bebês e adultos poderão vir ao campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para participarem de uma atividade gratuita que todo mundo tem direito e adora: brincar. O evento Dia Mundial do Brincar acontece neste sábado, 28, entre 8h e 12h, na Praça Cívica, localizada próxima à Reitoria.

A coordenadora do projeto e professora da Faculdade de Educação (Faced), Ana Rosa Moreira, informa que todas as ações serão realizadas em áreas demarcadas por tapetes, móbiles, banners e objetos temáticos. Espaço brincante para bebês, oficinas de bola de meia, balangandãs e petecas e recreação com canções com grupo de escoteiros estarão entre os jogos propostos.

Cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFJF, o projeto do Dia Mundial do Brincar está inserido na Semana Mundial do Brincar e na Semana Municipal do Brincar, que ocorrem entre os dias 21 e 29 de maio. O objetivo da data é celebrar e reforçar a importância de atividades lúdicas como direito das crianças e dos bebês. A data, reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), foi comemorada pela primeira vez em 2000 e é festejada em mais de 40 países.

“O brincar é uma atividade cultural e a forma como bebês e crianças têm de se apropriar da cultura. No brincar exploratório, os bebês experimentam e percebem o mundo através dos sentidos e movimentos. O faz de conta, a partir do terceiro ano de vida, aproximadamente, possibilita o surgimento de novas estruturas psíquicas, como a imaginação. Além de a brincadeira expressar os pensamentos e os afetos das crianças, ela reorganiza o seu psiquismo. Cabe aos adultos ofertar espaços, tempos e materiais para potencializar essa ação”, ressalta Ana Rosa, que também é integrante do movimento Aliança pela Infância e coordenadora do Fórum de Educação Infantil da Zona da Mata.

Detalhes do Dia Mundial do Brincar

Outras informações:
Localização da Praça Cívica da UFJF