A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) não exige que seus(as) alunos(as) comprem livros ou nenhum outro tipo de material didático para frequentarem as aulas. A instituição também esclarece que não mantém parceria com empresas que forneçam esse tipo de produto aos alunos. Cada professor indica a bibliografia de referência para suas disciplinas, podendo o estudante optar ou não pela compra, por providenciar cópias ou outra forma de consulta.

Casos de possíveis golpes envolvendo a compra de livros didáticos são registrados com frequência no início dos semestres letivos na Universidade. Segundo o Diretor de Integridade e Controle Institucional, Frederico Riani, informações sobre a prática já foram enviadas à Polícia Federal. 

“A Universidade não vende material didático, por praxe e por história. Eventualmente, algum livro que possa ser vendido será comercializado pela editora da UFJF. Os professores também não vendem material didático, eles podem indicar o material. A comunidade também deve ficar alerta a esses golpes que se espalham por todos os lugares hoje em dia”, ressalta Riani.