Inscrições podem ser feitas pelo SEI, de 28 de maio a 1º de junho (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Os programas de Educação Tutorial (PETs) dos cursos de Engenharia Elétrica e Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão com inscrições abertas para a vaga de tutor. Para se inscrever, o candidato precisa pertencer ao quadro permanente da UFJF, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, ter título de doutor, não acumular outro tipo de bolsa, e comprovar atuação efetiva em ações de pesquisa e extensão e em atividades no curso para o qual concorrer por três anos anteriores à solicitação ou à avaliação. 

Entre as atribuições dos tutores estão planejamento e supervisão das atividades do grupo e orientação dos integrantes discentes, coordenação da seleção dos bolsistas, submissão da proposta de trabalho para aprovação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) ou órgão equivalente, e dedicação de carga horária mínima de dez horas semanais para orientação dos estudantes do PET, sem prejuízo das demais atividades previstas na instituição. 

Inscrições
As inscrições podem ser feitas por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), de 28 de maio a 1º de junho de 2022. De acordo com os editais, o período de exercício das atividades comprovadas não precisa ser ininterrupto. Assim, professores que tenham se afastado da instituição para realizar estágio ou demais funções de ensino, pesquisa e extensão não estão impedidos de exercer a tutoria. Excepcionalmente, professores com título de mestre podem receber a bolsa de tutoria, desde que a escolha seja devidamente justificada pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) e aprovada pela Comissão de Seleção. 

No ato da inscrição, o participante deve inserir sua candidatura no SEI, junto aos seguintes documentos: solicitação da inscrição, onde expressa atender aos requisitos do edital; declaração de conhecimento das normas da atividade de tutor de grupo PET; memorial descritivo com quinze atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas nos últimos três anos a contar da data de publicação dos editais (20 de maio) e Plano de Trabalho para o PET. 

No site da Coordenação dos Programas de Graduação da Prograd, há um passo a passo de como incluir os documentos no SEI. O tutorial também pode ser solicitado pelo e-mail do CLAACada seleção tem quatro etapas: análise de currículo (10 pontos), memorial descritivo (30 pontos), análise do Plano de Atividades para os próximos três anos (40 pontos) e entrevista com o candidato (20 pontos). 

Confira os editais completos.