O baiano José da Silva Lisboa foi importante na trajetória brasileira e ainda tem influencia no pensamento liberal. (Imagem: Wikimedia Commons)

Dois estudiosos da obra e do pensamento de José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, batem um papo nesta quinta-feira, 26, sobre as características e influências do trabalho do autor baiano na atualidade. O debate é promovido pelo Cultura Para Todos, um projeto de extensão do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). Para conversar sobre o tema, o professor Carlos de Faria Júnior recebe o jornalista Guilherme Celestino.

Doutor em história com uma tese justamente sobre esse pensador, Faria Júnior é referência quando o assunto é a visão econômica de Cairu. Em sua pesquisa, o docente sempre buscou fugir da abordagem binária que sempre dominou o trabalho da grande maioria dos estudiosos de Silva Lisboa, que, ou faziam uma “apologia” ou “demonizavam” a produção do autor.

O professor da UFJF-GV Carlos de Faria Júnior pesquisa a visão econômica de Cairu. (Imagem: arquivo)

“Eu fiz uma análise até da formação religiosa de Cairu com o pensamento econômico que ele vai estabelecer. Ele estudou na escola dos Carmelitas Descalços. Essa trajetória é uma coisa até mesmo contraditória, já que era um iluminista, um ilustrado e, por conta disso, você presume que ele vai fazer um rompimento com a abordagem religiosa, pelo menos no meio científico. Mas não é o que se vê quando lemos a sua obra. Existe um elemento de religiosidade no seu pensamento econômico, por mais que o pessoal queira negar. Você nunca vai conseguir entendê-lo coerentemente, se ficar, como muitos ficam, referenciando-o apenas como economia clássica, sem considerar tal aspecto da sua obra”, frisa Faria Júnior.

Jornalista pesquisa a influência do Visconde de Cairu na Independência do Brasil. (imagem: arquivo pessoal)

Quem também dedica seu trabalho de pesquisa a Silva Lisboa é Guilherme Celestino, que analisa a atividade jornalística e panfletária do autor, ou seja, como ele desenvolve suas ideias políticas por meio das publicações e a influência delas na opinião pública. E não faltam exemplos do protagonismo de Cairu na trajetória do Brasil. É o caso do Despertador Brasiliense, publicado em 1821, que foi decisivo no episódio conhecido como ‘O Dia do Fico’.

Jornalista e historiador, Celestino conta que seu interesse por Cairu partiu de “uma vontade de entender como a imprensa influencia a formação da nacionalidade.” O resultado disso foi uma tese sobre o papel decisivo de Silva Lisboa na Independência do Brasil, que lhe rendeu o doutorado em estudos portugueses e brasileiros pela King’s College London.

O Pensamento Liberal do Visconde de Cairu: Características e Influências na Atualidade
Quinta-feira, 26, às 18h
Transmissão pelo canal do projeto Ecos e Cultura no Youtube