O Jardim Botânico da UFJF irá sediar, a partir desta terça-feira, dia 24, uma série de seis encontros com educadores do ensino fundamental de escolas públicas do município. O intuito é promover uma capacitação para coordenadores pedagógicos da rede de educação municipal, com o objetivo de mostrar o potencial do Jardim Botânico como ferramenta pedagógica. As reuniões integram o projeto Diálogos formativos – Pontos de Encontro, uma parceria entre o Jardim Botânico e a Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora.

Os encontros acontecem nos dias 24, 25 e 26 de maio, das 8h às 11h e 27, 31 de maio e 2 de junho, das 13h às 16h. Ao todo, serão três grupos de formação, a primeira rodada com as coordenadoras pedagógicas do ensino fundamental, a segunda com as do ensino infantil e a terceira com as coordenadoras das creches. Segundo o vice-diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira, será realizada a apresentação do espaço e das edificações, do projeto político-pedagógico e do plano de ações de educação ambiental do espaço. A ideia é trabalhar algumas propostas e estratégias para serem transportadas para a sala de aula e da sala de aula para o Jardim Botânico.

“Os encontros formativos com os coordenadores e coordenadoras pedagógicas das escolas da rede municipal de ensino de Juiz de Fora será uma grande oportunidade de aproximação dos profissionais de educação com o Jardim Botânico da UFJF. Nosso objetivo será avaliar as diferentes potencialidades do Jardim Botânico como ferramenta pedagógica, e a partir das análises estruturadas, criar estratégias didáticas que possam ser transportadas e aplicadas em sala de aula. Dessa forma, buscamos ampliar as possibilidades de ensino relacionadas às temáticas de educação e conservação ambiental”, destaca o vice-diretor. Além disso, a experiência vivida pelos profissionais permitirá a criação de estratégias direcionadas a esse público-alvo em futuras visitas dos professores e estudantes ao espaço.

Agenda para visitas escolares no Jardim Botânico permanece aberta

Além deste projeto específico o Jardim Botânico permanece com agenda aberta para receber grupos escolares. Para participar do programa gratuito é necessário que o professor responsável faça o agendamento por meio de nosso formulário on-line

Será possível escolher entre cinco roteiros conforme a turma e a faixa etária dos estudantes. Também há a possibilidade de indicação de percurso próprio, acompanhado de nossos monitores de educação ambiental.

As visitas escolares ocorrem de terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h

O agendamento poderá ser feito por meio de link no site www.ufjf.br/jardimbotanico/visitacao/visitacao-escolar

Outras informações:  (32) 3224-6725 (Jardim Botânico da UFJF)