O Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o Edital nº 01/2022, que trata da seleção de tutores para atuar no curso de especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência, na modalidade a distância. São oferecidas seis vagas para atuar no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

São oferecidas seis vagas para atuar no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Imagem: Diário da Inclusão Social)

O candidato deve possuir graduação em Educação Física ou áreas afins e possuir experiência mínima de um ano no magistério na educação básica ou superior, ou de atuação em atividades desenvolvidas no sistema UAB. As inscrições acontecem até dia 20 de junho, e deve ser feita por meio do preenchimento do Formulário no site do Cead, e envio da documentação on-line.

Atividades
Cabe ao tutor apresentar disponibilidade de 20 horas semanais para o desenvolvimento de suas atividades; mediar a comunicação de conteúdos entre a equipe pedagógica do curso e estudantes; acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso e da disciplina; apoiar a equipe pedagógica no desenvolvimento das atividades docentes; manter regularidade de acesso ao AVA e responder às solicitações dos alunos no prazo máximo de 24 horas; participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela Universidade e apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos polos, em especial na aplicação de avaliações.

Além disso, o tutor deve participar das reuniões presenciais no polo ou por meio de webconferências; e ter disponibilidade para atuação direta nos polos às sextas e sábados, de acordo com a demanda da coordenação. Compete ao tutor ainda criar condições adequadas para os estudos dos alunos, facilitando o acesso aos laboratórios de informática, biblioteca e outros espaços pedagógicos do polo de apoio presencial; auxiliar e apoiar o professor da disciplina na organização e realização de atividades pedagógicas presenciais: avaliações, práticas laboratoriais, visitas pedagógicas do professor da disciplina, webconferências, seminários, palestras, e grupos de estudos independentes, dentre outros; além de participar de reuniões semanais com a coordenação.

Confira o Edital completo

Clique aqui para inscrições