Segundo professor Samuel Castro, menos da metade dos municípios brasileiros cumpriram política para gestão de resíduos (Foto: Prefeitura de Carmo de Minas)

Um projeto de extensão em interface com a pesquisa, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está contribuindo para a elaboração do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos de Carmo de Minas (MG), cidade localizada a 243 quilômetros de Juiz de Fora. O planejamento é medida fundamental para a preservação do meio ambiente e, além disso,  uma exigência da Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“Por meio do projeto Recicle 2021: técnicas sustentáveis e troca de saberes, firmamos parceria com a Prefeitura de Carmo de Minas. Nossa equipe oferece suporte técnico com foco na gestão ambientalmente adequada e sustentável dos resíduos. O plano de gestão de resíduos é um instrumento que deve tratar do gerenciamento, pelas prefeituras, de uma ampla variedade de resíduos desde os produzidos pelos domicílios e na limpeza urbana, integrando os diferentes setores, atores e considerando as especificidades locais”, explica o professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFJF e coordenador da iniciativa extensionista, Samuel Rodrigues Castro.

Professor Samuel Castro em oficina realizada no município (Foto: Prefeitura de Carmo de Minas)

Conforme Castro, apenas 45% dos municípios brasileiros cumpriram as determinações da Política Nacional no que se refere à elaboração dos planos de gestão de resíduos. “Este é o percentual apresentado pela pesquisa mais recente, elaborada em 2019 pelo Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos. Sem o planejamento da gestão de resíduos, é favorecida a destinação inadequada e, em consequência, podem ocorrer impactos ambientais dos mais variados, no ar, nas águas, no solo, além da proliferação de doenças, dentre outros”, ressalta.

Na avaliação do professor da UFJF, é imprescindível que os gestores municipais passem a tratar os resíduos como recursos capazes de promover a geração de trabalho e renda, ou seja, que sejam pensados e incentivados modos de vida sustentáveis para as atuais e futuras gerações. “Buscamos colaborar nesse sentido com o município de Carmo de Minas. Nosso trabalho vem sendo desenvolvido, há dois anos, em etapas e em permanente diálogo com a comunidade.”

Universidade e sociedade 

Engenheira ambiental de Carmo de Minas, Yasmin Fernandes, é egressa da UFJF e atua na parceria firmada por meio do projeto (Foto: Prefeitura de Carmo de Minas)

Da ação em Carmo de Minas participam, além do professor, dois graduandos e um pós-graduando da UFJF. As atividades da equipe são realizadas de modo dialógico com a sociedade, favorecendo a transformação recíproca da UFJF e da comunidade.

“Essa parceria foi primordial para o município de Carmo de Minas, porque não tínhamos nada relacionado à gestão de resíduos sólidos. Foi a partir dessa parceria que conseguimos começar a caminhar para resolver essa questão no município. Estamos muito felizes e ficamos ainda mais tranquilos de saber que quem está por trás disso é uma Universidade conceituada e com excelentes profissionais, como a UFJF”, destaca a engenheira ambiental do município, Yasmin Fernandes, que também é egressa da UFJF.

Conforme o professor Samuel Castro, o plano de gestão de resíduos de Carmo de Minas deve ser concluído ainda este ano e uma versão preliminar será apresentada à comunidade em audiência pública, na Câmara Municipal. “Nosso trabalho é desenvolvido em etapas. Começamos pelo levantamento da legislação preliminar e partimos em seguida para a caracterização do município. Fizemos o diagnóstico dos resíduos sólidos entregues e apresentamos à população em oficina pública realizada este mês”, conclui.

Outras informações: samuel.castro@ufjf.br