O Cine-Theatro Central abre inscrições nesta quinta-feira, 19, para a seleção de propostas de eventos para ocupação do espaço no período de 1º de julho de 2022 a 28 de fevereiro de 2023. O lançamento da Chamada Pública acontece cerca de dois anos depois da interrupção da agenda do local, em razão do distanciamento físico imposto pelas medidas sanitárias de combate e prevenção à pandemia de Covid-19.

São previstos até 105 agendamentos, sendo 60 para eventos em geral e 45 para demandas espontâneas (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

No total, serão realizados até 105 agendamentos, dos quais 60 para eventos relacionados a teatro adulto, teatro infantil, dança, música, conferências, palestras, gravações audiovisuais, formaturas e afins; e até 45 para a modalidade de demandas espontâneas, ou seja, datas disponíveis para requisições a qualquer momento no período previsto pelo Edital, desde que solicitadas com mínimo de 30 dias de antecedência do evento. 

Podem se inscrever pessoas jurídicas (produtores teatrais, associações de classe, entidades, grupos de artistas em teatro, entre outros) e pessoas físicas, desde que comprovem por meio de documentação o mínimo de três anos de experiência prévia, capacidade técnica e operacional para execução das atividades previstas e cumprimento das metas estabelecidas. 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo formulário on-line, (a partir das 9h desta quinta), com o preenchimento de todas as informações solicitadas e apresentação dos documentos exigidos no edital. O proponente também deve enviar anexos, como vídeos, fotos, áudio, links, entre outros, que auxiliem o Conselho Diretor do Cine-Theatro, responsável pela avaliação das propostas. 

Os critérios para julgamento dos projetos apresentados pelos produtores são pautados nos termos do Sistema Nacional de Cultura e, além da documentação necessária, incluem avaliação de mérito, exequibilidade, relevância cultural e diversidade. A divulgação do resultado final, após eventuais recursos, está prevista para acontecer até 29 de junho. 

Além desta Chamada Pública, o Cine-Theatro Central prepara o lançamento do edital próprio para o projeto Luz da Terra, idealizado para democratizar o acesso ao teatro e dar oportunidade aos artistas e produtores locais de levarem seus trabalhos ao principal palco da cidade.

Confira a íntegra do Edital 

Outras informações
e-mail: cinetheatrocentral@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 3231-4051