Projeto foi criado em 2020 pelo curso de Administração da UFJF-GV

O ingresso no ensino superior sempre vem acompanhado por muita expectativa e ansiedade em relação ao curso e instituição escolhidos, novos colegas, professores e responsabilidades com as quais o estudante passará a lidar. Preocupada justamente em facilitar a adaptação dos calouros à rotina acadêmica do ensino superior, a coordenação do curso de Administração do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) criou, em 2020, o projeto Canguru que visa fomentar a socialização e integração dos ingressantes com os colegas veteranos.

A iniciativa surgiu em meio a pandemia de Covid-19, através do professor Antonio Carlos Rodrigues a partir de experiências que testemunhou na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Coordenadora do curso à época, a professora Juliana Goulart “abraçou” a ideia e auxiliou na implementação do projeto que promove o acompanhamento do calouro por estudantes veteranos, que aceitam serem padrinhos ou madrinhas dos novatos colaborando com o processo de integração na UFJF-GV. Os veteranos são treinados para o acolhimento por meio de esclarecimento de dúvidas, orientando e apresentando oportunidades disponíveis na universidade por um semestre.

“O projeto veio atender uma demanda grande durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) que foi como aproximar esses alunos entrantes do universo de possibilidade que a UFJF-GV oferece. Foi um contexto adverso para implantação do projeto e mesmo assim ele frutificou, teve uma boa aceitação por parte dos calouros e uma predisposição muito grande dos veteranos em contribuir, o que nos enche de orgulho dos nossos alunos, demonstrando uma formação empática fundamental no atual mercado de trabalho”, destacou Juliana.

De acordo com o professor Antonio Carlos, atual coordenador do curso de Administração, a parceria fomentada pelo projeto Canguru surge a partir das necessidades dos calouros e das experiências dos veteranos relacionadas aos estudos, universidade ou até mesmo à cidade de Governador Valadares. “O Projeto Canguru já beneficiou 41 estudantes ingressantes desde a primeira edição. O surgimento de amizades sólidas dos estudantes tem sido um processo natural dentro do projeto. A empatia e solidariedade têm feito muitos afilhados e afilhadas também assumirem o papel de padrinhos e madrinhas em outras edições do projeto”.

Lucas Roberto (10º período) foi padrinho de Bruna Rayara (Foto: arquivo pessoal)

É o caso da estudante Bruna Rayara Vitorino da Silva, atualmente no 5º período. Afilhada em 2020, Bruna resolveu transmitir as experiências adquiridas no ano seguinte. A estudante define o “Canguru” como uma das melhores experiências já vividas dentro da UFJF-GV. “Entrei na universidade no dia 21 de março de 2020 e não cheguei a ter qualquer contato presencial com meus colegas, passei as primeiras semanas sozinha tentando me encaixar em um mundo totalmente novo pra mim. Foi aí que uma amiga que conheci no ERE, me chamou para poder participar do projeto. Tive um pouco de receio, mas quando participei da primeira reunião eu vi o quão grande eram as possibilidades na universidade. Digo também que tive o melhor padrinho que eu poderia ter, ele me mostrou todas as grandezas dos projetos de extensão, monitoria e os projetos de pesquisa, ele foi meu alicerce e o nosso vínculo flui até hoje”.

Aos que ingressam neste semestre no curso, Bruna transmite a seguinte mensagem com base nas experiências acadêmicas vividas até aqui:

“No início é tudo difícil e confuso, vocês terão dúvidas e isso também é discutido dentro do projeto. No início fui muito perguntada sobre o motivo de ter escolhido administração e eu não sabia responder, pois o pensamento era ‘porque eu passei’, mas hoje com certeza eu respondo que se fosse para escolher, eu escolheria novamente a Administração. São inúmeras possibilidades e oportunidades dentro do curso e eu amo, apesar de não ser fácil, mas afinal nada é, né? Então vocês que estão entrando agora, participem do projeto, pois imagino que, assim como eu, vocês têm inúmeras dúvidas e o projeto irá orientá-los e fazer com que vocês descubram muitas possibilidades e oportunidades dentro da universidade”.

Mais informações sobre o projeto Canguru estão disponíveis no site e instagram do curso de Administração.