Evento da PPG em Serviço Social apresenta o livro “História de um tempo sem memória”, de Maria Elaene Rodrigues Alves (Foto: Visualhunt)

O livro “História de um tempo sem memória – Resistências das Mulheres do Serviço Social na Ditadura de 1964-1985”, de Maria Elaene Rodrigues Alves, será apresentado, nesta sexta-feira, 13, na aula magna do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, aberto à comunidade, acontece no Anfiteatro das Pró-reitorias, no campus, a partir das 15h. As professoras Maria Rosângela Batistoni e Marilda Villela Iamamoto, entrevistadas pela autora, têm presenças confirmadas. 

A obra conta com as impressões dos relatos de dez assistentes sociais que ousaram enfrentar o autoritarismo e foram vítimas da Ditadura Militar. Em paralelo ao resgate das memórias dessas mulheres, é contada a história do Serviço Social no Brasil, que tem origem conservadora (no contexto das mobilizações de operários nas duas primeiras décadas do século XX), chegando ao desenvolvimento teórico-metodológico da profissão em uma perspectiva crítica, processo que, para a autora, foi freado pelo período ditatorial e suas consequências. 

Na avaliação da vice-coordenadora do PPGSS, Carina Berta Moljo, o estudo realizado pela professora Maria Eleane Alves recupera com rigor histórico-metodológico um período importante da História do Brasil e para o serviço social brasileiro. Segundo Carina, através dos relatos das entrevistadas, “é possível conhecer as implicações do período ditatorial para que nunca mais se repitam esses processos inadmissíveis, de tortura, de negação da existência humana e de negação da própria história.” 

Em um momento em que a eficiência do sistema democrático é questionada por diferentes atores na sociedade, o ato de conhecer e lembrar os efeitos da Ditadura Militar mostra-se fundamental, na avaliação da vice-coordenadora. “A democracia é uma construção. Não é possível participarmos ativamente dela, sem sabermos do que aconteceu antes. O perigo de não saber é termos em cargos do governo pessoas que defendem a volta do AI-5 (Ato Institucional Número 5, que instaurou o período mais repressor do regime militar) e jovens que questionam a democracia”, ressalta. “Mesmo conhecendo seus limites, temos que apostar na democracia. A gente não quer e não vai deixar que esses processos se repitam. Nossa resistência é cotidiana.” 

A Aula Magna será transmitida em tempo real pelo canal no Youtube da Faculdade de Serviço Social

Outras informações
(32) 2102-3569 – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS).