Atividade realizada na empresa Construtúnel (Foto: divulgação)

Estudantes do 9º período de Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) visitaram, nos dias 4 e 5 de maio, três empresas do município com o objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de lesões e doenças relacionadas ao trabalho.

Durante as atividades de estágio supervisionadas pelo professor Peterson Andrade, as estudantes tiveram a oportunidade de colocar em prática o conteúdo aprendido na disciplina “Fisioterapia do trabalho e Estágio I”, bem como ampliar o conhecimento na medida em que puderam conhecer de perto a rotina de trabalho dos profissionais das empresas WR Engenharia, Salgadinhos Click e Construtúnel. “Essas ações são importantes para nós, futuras profissionais de fisioterapia, pelo fato de conhecermos melhor e de perto o trabalho, antes de intervir com ações sejam de promoção, proteção ou mesmo de reabilitação em saúde”, destacou a estudante Alana Pinel Valério.

Equipe do estágio que visitou empresas em GV (Foto: divulgação)

De acordo com os dados da Secretaria do Trabalho do Governo Federal, nos últimos oito anos foram 5.005 acidentes de trabalho somente em Governador Valadares. Em 2021, foram 563 (média de 47 acidentes por mês). “Percebemos que muitas empresas não se preocupam com os trabalhadores conforme deveriam, felizmente este não foi o caso das empresas visitadas que demonstraram preocupação com a promoção da saúde dos seus colaboradores”, destacou o professor Peterson Andrade.

Atualmente, o Estágio do Curso de Fisioterapia realiza atividades em 21 Estratégias de Saúde da Família de Governador Valadares. Segundo o professor, há inúmeros casos de pacientes com problemas na região da coluna lombar e articulações do ombro. “Diante deste cenário focamos nas orientações ergonômicas relacionadas com os mecanismos de lesão destes segmentos corporais”.

Além das orientações, as estudantes promoveram junto aos trabalhadores exercícios de alongamento e mobilidade, e distribuíram uma cartilha para que cada um dos participantes possa realizar os exercícios durante ou após o dia de trabalho. “Tudo isso visando uma melhoria na saúde geral dos trabalhadores e redução no número de casos de acidentes e lesões relacionados ao trabalho, que podem ser evitados com esse trabalho de educação em saúde”, finalizou Alana.

Mais informações sobre a saúde do trabalhador podem ser obtidas no podcast desenvolvido pelas alunas do estágio. Ouça aqui.