Os docentes e servidores técnico-administrativos (TAEs) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que estão em trabalho remoto, deverão retornar ao trabalho presencial a partir do dia 6 de junho de 2022. A decisão foi publicada em ofício enviado aos dirigentes de unidades acadêmicas e administrativas e segue a publicação da Instrução Normativa Nº 36 do Ministério da Economia, que estabelece o retorno ao trabalho em modo presencial dos servidores e empregados públicos. 

A Instrução Normativa Nº 36, de 5 de maio de 2022 revoga a Instrução Normativa Nº 90, de 28 de setembro de 2021, que em em seu artigo 4º estipulava as situações em que o trabalho remoto era possível, mediante autodeclaração. 

Porém, conforme previsto na Resolução Nº 16/2022 do Conselho Setorial de Graduação (Congrad), os(as) servidores(as) docentes que estejam em trabalho remoto, ministrando excepcionalmente disciplinas em modalidade EAD na graduação, deverão permanecer neste formato até o final do semestre letivo iniciado em 18 de abril de 2022, de acordo com o que está disposto no plano departamental. Após este período, as atividades deverão acontecer em formato presencial. 

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, disciplinas ministradas de maneira remota nos cursos que seguem os demais calendários acadêmicos, deverão funcionar obrigatoriamente de forma presencial após o retorno das aulas.