O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) retoma as visitas para o público a partir deste sábado, 14. Interessados devem realizar agendamento prévio, que será disponibilizado nesta quarta-feira, 11, a partir das 18h, no site oficial do local. O acesso é gratuito e os visitantes devem apresentar comprovante de vacinação com, no mínimo, duas doses da vacina contra a Covid-19, além de usarem máscaras adequadas.

Referência nacional em divulgação científica, espaço é reconhecido pelo acolhimento a estudantes de todos os níveis de ensino, bem como à população em geral (Foto: Carolina de Paula)

Referência nacional em divulgação científica, o Centro de Ciências é um equipamento de extensão que articula a pesquisa, o ensino e se mantém em permanente diálogo com a sociedade. Desse modo, é reconhecido pelo acolhimento a estudantes de todos os níveis de formação, bem como à população em geral. Para isso, conta com exposições, museus e espaços de visitação, com destaque para o Planetário e o Observatório Astronômico. Uma das exposições, “Aqui tem Química”, representa atividade de caráter inédito no país, com experimentos interativos que permitem a participação e manipulação pelos visitantes.

Para o diretor do Centro de Ciências e professor do Departamento de Matemática, Marco Escher, a retomada das atividades no local depois da suspensão por conta da pandemia representa uma sensação de preenchimento. “Esse longo período em que ficamos sem a presença diária das perguntas, questionamentos, dúvidas e curiosidades das pessoas deixou nosso trabalho como se algo estivesse faltando.”

Nesta volta, todos os espaços estarão disponíveis para visitação. Entre eles, três exposições: “A célula ao alcance da mão” conta com réplicas em resina e gesso das organelas celulares, órgãos e sistemas do corpo humano; “Vias do coração” combina conteúdo, oficinas, observação de lâminas no microscópio e atividades monitoradas para divulgar o conhecimento sobre o coração e estimular a conscientização a respeito das doenças cardiovasculares; e a mais recente e inédita, intitulada “Aqui tem Química”, com experimentos interativos.

Observatório Astronômico está entre as atrações do espaço, além de Planetário, exposições, museus e atividades interativas (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Além disso, compõem o roteiro de conhecimento disponível para os visitantes os museus de Malacologia, com grandes variedades de conchas marinhas e moluscos vivos dentro de aquários e terrários, e o de Arqueologia e Etnologia Americana, que demonstra como os povos pré-colombianos observavam e interpretavam os fenômenos astronômicos.

Escher explica que toda a equipe responsável pelo Centro de Ciências – composta por técnicos, assistentes administrativos, de segurança, limpeza, direção e mediadores – estava ansiosa para a reabertura. “Durante todo esse tempo, sentimos a importância e a alegria do que poderia significar esse retorno, de poder desempenhar a real função do local, proporcionando ao público em geral e aos alunos das escolas a experiência desse espaço de conhecimento e vivência da ciência. E agora, a partir de sábado, essa expectativa será preenchida.”

Medidas de biossegurança
Seguindo os protocolos sanitários regulamentados pela Prefeitura de Juiz de Fora e da própria UFJF, os visitantes devem apresentar comprovante de vacinação com, no mínimo, duas doses da vacina contra a Covid-19, além de máscara adequada. No momento da inscrição, o interessado deve também informar suas condições de saúde e se teve contato com pessoas infectadas nos últimos sete dias.

Centro de Ciências da UFJF
Instagram (@centrodecienciasufjf)