A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberá recursos para finalizar a obra do bloco E9 do Hospital Universitário (HU). No espaço, serão alocados ambulatórios de clínicas de diversas especialidades e o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), ampliando as possibilidades de formação dos estudantes e de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Projeto finalizado e conclusão de obras de infraestrutura no local contribuíram para a liberação de recursos pelo MEC (Foto: Arquivo UFJF)

O Ministério da Educação (MEC) publicou na sexta-feira, 6, portaria que destina R$ 3,5 milhões para a conclusão das obras. Segundo o reitor Marcus David, o Conselho Superior (Consu) da Universidade definiu as prioridades, sendo esse um bloco possível de ser concluído com os recursos. Com a liberação do valor, será lançado, em breve, o edital de licitação para contratação da empresa responsável pelo trabalho.

O projeto já estava finalizado e as obras de infraestrutura do local, entre elas, a parte de saneamento e elétrica, haviam sido concluídas – o que facilitou o pedido de alocação dos recursos junto ao MEC. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e três deputados federais –  Júlio Delgado (PSB), Charlles Evangelista (PP) e Margarida Salomão (PT, deputada na época) – também já haviam empenhado recursos.

“Os esforços para viabilizar a conclusão do HU sempre foram uma prioridade para nossa gestão, mas o cenário é muito difícil, pois exige um montante muito grande de investimentos”, aponta David. Para finalizar o projeto completo do HU seriam necessários cerca de R$ 100 milhões. Em setembro de 2021, a Universidade entregou o prédio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que também faz parte do complexo do novo Hospital Universitário. Segundo o reitor, a Ebserh tem contribuído bastante, retomando a elaboração e adaptação de projetos de todo o empreendimento.

Para a vice-reitora Girlene Alves, a conclusão do bloco representa etapa importante para a Universidade. “A edificação amplia os ambulatórios de todas as clínicas. O CAS continua, mas o E9 possibilita maior fluxo de alunos e de pessoas sendo assistidas e potencializa todas as atividades acadêmicas e assistenciais. Mesmo não tendo todo o volume de recursos, o esforço da instituição foi de fazer as obras por etapas, e essa é muito importante”, explica.

O superintendente do HU, Dimas Araújo, complementa que a retomada das obras é um grande anseio de discentes, professores, residentes e colaboradores do hospital. “A conclusão dos novos ambulatórios trará melhorias na qualidade dos cenários de prática para os alunos de todos os cursos da saúde da UFJF. Todos os programas de residência do Hospital também serão beneficiados. Associada à melhoria na formação de nossos estudantes e residentes, a consequência imediata é o fortalecimento da excelência na assistência ao usuário do SUS.”

O bloco ambulatorial E9 consiste em edificação parcialmente executada, com 2.431,83 metros quadrados, divididos em dois pavimentos. Segundo a Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), a obra deve ser executada em um ano, após a licitação.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf