O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta terça-feira, 10, as inscrições para as versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A inscrição deve ser feita, exclusivamente, na Página do Participante, até o sábado, 21 de maio. As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro.

Para os estudantes que não conseguiram a isenção, o valor da taxa de inscrição para o Enem 2022 é de R$ 85. O pagamento pode ser feito por meio de pix, cartão de crédito ou boleto bancário – que deve ser gerado na Página do Participante – e pago em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios até o dia 27 de maio.

O resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 e das justificativas de ausência na edição anterior já estão disponíveis na Página do Participante. É importante ficar atento, a aprovação dos pedidos de isenção não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, deverão fazer a inscrição na Página do Participante.

Atendimento especializado

As solicitações por atendimento especializado também deverão ser feitas por meio da Página do Participante entre 10 e 21 de maio. O resultado dos pedidos de atendimento especializado será publicado no dia 7 de junho, data em que se inicia o prazo para a apresentação de recurso, que se encerra no dia 12 do mesmo mês. O resultado do recurso será divulgado em 22 de junho.

Documentos digitais

Além dos documentos físicos com foto, uma das novidades para este ano, é que o Inep incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Todavia, capturas de telas não serão aceitas e podem desclassificar o candidato e após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

Enem Digital

Serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. Após concluir a inscrição, o candidato não poderá alterar essa opção. O participante deverá comparecer ao local de prova determinado pelo Inep e não será possível fazer a prova em computador particular.

Cronograma

  • Inscrições: 10 a 21 de maio
  • Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio
  • Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
  • Provas: 13 e 20 de novembro

Provas

No primeiro domingo de provas, 13 de novembro, serão cobradas  45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas e redação. Já no segundo dia serão abordadas 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Atenção aos horários

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece 50% de suas vagas em cursos de  graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Enem.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF