O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta terça-feira, 10, as inscrições para as versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A inscrição deve ser feita, exclusivamente, na Página do Participante, até o sábado, 21 de maio. As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro.
Para os estudantes que não conseguiram a isenção, o valor da taxa de inscrição para o Enem 2022 é de R$ 85. O pagamento pode ser feito por meio de pix, cartão de crédito ou boleto bancário – que deve ser gerado na Página do Participante – e pago em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios até o dia 27 de maio.
O resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 e das justificativas de ausência na edição anterior já estão disponíveis na Página do Participante. É importante ficar atento, a aprovação dos pedidos de isenção não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, deverão fazer a inscrição na Página do Participante.
Atendimento especializado
As solicitações por atendimento especializado também deverão ser feitas por meio da Página do Participante entre 10 e 21 de maio. O resultado dos pedidos de atendimento especializado será publicado no dia 7 de junho, data em que se inicia o prazo para a apresentação de recurso, que se encerra no dia 12 do mesmo mês. O resultado do recurso será divulgado em 22 de junho.
Documentos digitais
Além dos documentos físicos com foto, uma das novidades para este ano, é que o Inep incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Todavia, capturas de telas não serão aceitas e podem desclassificar o candidato e após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
Enem Digital
Serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. Após concluir a inscrição, o candidato não poderá alterar essa opção. O participante deverá comparecer ao local de prova determinado pelo Inep e não será possível fazer a prova em computador particular.
Cronograma
- Inscrições: 10 a 21 de maio
- Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio
- Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
- Provas: 13 e 20 de novembro
Provas
No primeiro domingo de provas, 13 de novembro, serão cobradas 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas e redação. Já no segundo dia serão abordadas 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
Atenção aos horários
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas no 1º dia: 19h
- Término das provas no 2º dia: 18h30
UFJF
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece 50% de suas vagas em cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Enem.
Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF