A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) assinou, na última quarta-feira, 4 de maio, o Termo de Adesão ao uso do Ecossistema de Gestão de Graduação (Ecograd). A iniciativa, desenvolvida pela Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), é uma plataforma tecnológica que visa à definição de um ecossistema de dados entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), por meio da disseminação e compartilhamento de informações, com o propósito de aperfeiçoar as práticas de gestão dos cursos de graduação. 

De acordo com a normativa da Andifes, o Ecograd foi desenvolvido para apresentar uma plataforma com painéis intuitivos e interativos sobre ocupação, evasão, diplomação, indicadores de qualidade da graduação, empregabilidade dos egressos, informações estruturadas e sistematizadas sobre as políticas públicas e mapear as boas práticas e experiências relevantes existentes nas Ifes associadas à Andifes. 

Para o reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, o painel interativo, construído a partir de bases seguras, por exemplo, os Censos de Ensino Superior e Básico e as do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também visa reconhecer indicadores como a situação profissional dos alunos após o término da graduação. Entre eles, aqueles que se encontram no mercado de trabalho e os que optaram por dar continuidade aos estudos, seja na pós-graduação ou em outros cursos de graduação.

“Será possível termos informações sobre o funcionamento dos nossos cursos de graduação e a situação em que estão os nossos estudantes e egressos. A UFJF foi uma das primeiras a aderir ao Ecograd e isso vai contribuir na formulação de políticas estudantis, ao mesmo tempo em que  teremos condições de disponibilizar esses dados para pesquisadores e para a sociedade, sobre a real situação do ensino superior no Brasil”, aponta o também presidente da Andifes.

Vale destacar que a associação já está desenvolvendo outros painéis similares para diálogos interinstitucionais, entre eles sobre orçamento e finanças e  demais indicadores que envolvem as Ifes.

Melhorias

O projeto possui como objetivos democratizar dados e informações sobre a graduação entre os gestores das Ifes, fornecer dados que possam auxiliar na tomada de decisões pela gestão da graduação das Instituições federais de ensino superior e fomentar o desenvolvimento de competências analíticas na gestão da graduação. Além disso, também busca propiciar a gestão e o acompanhamento dos indicadores de qualidade da graduação e contribuir com o aperfeiçoamento das políticas institucionais voltadas à graduação.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, todas as instituições de ensino superior, vinculadas a Andifes, serão beneficiadas por meio do Ecograd, pois o ecossistema traz dados sobre o ingresso, a permanência, a evasão, trancamento e conclusão de estudantes nos cursos de graduação. “A iniciativa é uma ferramenta significativa para que possamos gerir e promover políticas que melhorem a qualidade do ensino de graduação, abrangendo a pesquisa, a inovação e a cultura, ou seja, teremos condições de combater questões, como, por exemplo, o abandono dos cursos. É uma oportunidade para que tenhamos uma taxa maior de sucesso na gestão da graduação.”

Diálogos 

Conforme a resolução, a manutenção, a sustentabilidade e a garantia de proteção de dados são de inteira responsabilidade da Andifes, assim como, a deliberação financeira para a manutenção e para o uso do Ecossistema, e a disponibilização do uso da ferramenta às Ifes. Também fica a encargo da associação, a autorização da utilização das informações para pesquisadores e os produtos desenvolvidos a partir das pesquisas e coletas de dados.

Além de beneficiar a gestão da graduação nas Ifes, Amorim conta que a ferramenta também será importante para o campo da pesquisa, principalmente, sobre questões que dialogam com o ensino superior. “O sistema permite que vejamos como outras instituições atuam com boas práticas, o que nos possibilita um diálogo maior para fazermos essas trocas de experiências e elaborarmos políticas, também de boas práticas, para combater algum tipo de problema ou na oferta de melhorias sobre o trabalho que temos realizado.”

Para adquirir o uso do Ecograd, a Instituição interessada deve manifestar interesse junto à Andifes, assinar um Termo de Adesão e se comprometer a cumprir os dispostos presentes na resolução, de acordo com a realidade da própria instituição.

Outras informações: Pró-reitoria de Graduação (Prograd)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF