São até 34 vagas, sendo 30% destinadas a ingresso por ações afirmativas (Imagem: Colin Behrens/Pixabay)

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPG-Química) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com editais de seleção abertos para os cursos de mestrado e doutorado. São oferecidas até 34 vagas, e as inscrições devem ser feitas, por meio de formulário eletrônico, até 31 de maio.

Mestrado
Para o Mestrado, são oferecidas 21 vagas (14 de ampla concorrência e sete para ingresso via ações afirmativas), distribuídas pelas cinco áreas de pesquisa do PPG: Química Analítica; Química Orgânica; Química Inorgânica; Físico-Química; e Educação em Química. O processo seletivo acontece em etapa única, que consiste em uma prova escrita de conhecimentos gerais em Química, realizada, presencialmente, no Instituto de Ciências Exatas (ICE). 

Confira o Edital de Mestrado

Doutorado
Para o Doutorado, são oferecidas até 13 vagas (nove de ampla concorrência e quatro para ingresso via ações afirmativas), distribuídas pelas cinco áreas de pesquisa do PPG: Química Analítica; Química Orgânica; Química Inorgânica; Físico-Química, e Educação em Química. A seleção é dividida em quatro fases: aceite de orientação; prova escrita de Conhecimentos Gerais em Química; análise de Currículo Lattes; e defesa do projeto de doutorado. A prova escrita será realizada presencialmente no ICE. 

Confira o Edital de Doutorado