Registro da tragédia que não pode ser esquecida (Foto: Gabriel Brandão)

A tragédia humana e ambiental de Brumadinho, causada pelo rompimento de uma barragem da mineradora Vale, em 25 de janeiro de 2019, é o foco de “Brumadinho – Memórias dos Esquecidos”, mostra fotográfica que será aberta na Galeria de Arte do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta terça-feira, dia 3, às 19h. As imagens são o testemunho do fotógrafo, desenhista, professor de desenho e diretor de fotografia Gabriel Brandão, para quem o registro fotográfico é uma forma de impedir que um desastre de tal proporção seja esquecido.

Com quase três centenas de vítimas – três anos depois seis pessoas ainda permanecem desaparecidas –, a tragédia é considerada a maior já ocorrida por rompimento de barragens de mineração no Brasil e uma das maiores do mundo. A avalanche de rejeitos da barragem B1 da Mina Córrego do Feijão, com um volume de quase 12 milhões de metros cúbicos, destruiu uma comunidade próxima e instalações da própria Vale, causando perdas humanas entre moradores de Brumadinho e funcionários da empresa. Além de ter devastado uma grande área de vegetação remanescente da Mata Atlântica e contaminado o Rio Paraopeba, provocando a morte de diversas espécies de animais. 

Para Brandão, Brumadinho morreu no dia 25 de janeiro, soterrada pela lama de rejeitos. O fotógrafo chegou ao local pouco depois, na madrugada do dia 27, e durante oito dias teve a oportunidade de acompanhar as primeiras movimentações em busca de sobreviventes e identificação dos mortos. Momentos de muita dor, indignação e revolta, entremeados pela esperança de familiares e amigos no trabalho realizado pelos bombeiros.

“Como testemunha do que aconteceu na cidade de Brumadinho, posso afirmar: nem os piores pesadelos se aproximam do que vi lá. A vida não tem valor, a ganância sim!”, afirma o fotógrafo. “A fotografia é minha maneira de gritar, de protestar contra a barbárie humana. De lutar pela mudança desse sistema desumano em que se encontra nossa sociedade. A vida não é assim, ela está assim. Um outro mundo é possível e urgente.”

“Brumadinho – Memória dos Esquecidos” apresenta 35 fotografias de tamanhos diversos, em que se destaca o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que realizou em Brumadinho a maior operação de busca e salvamento de sua história, ainda não encerrada. A exposição se apresenta também como uma homenagem à atuação incansável dos bombeiros nessa imensa tragédia.

Um dos cenários da devastação ambiental (Foto: Gabriel Brandão)

O fotógrafo

Gabriel Brandão nasceu no Rio de Janeiro e vive em Juiz de Fora, onde foi criado. Estudou desenho e pintura no Ateliê Marcelo Casali, em Juiz de Fora, e fotografia na antiga Escola Ateliê da Imagem Espaço Cultural, no Rio de Janeiro. É fotógrafo com passagens pela SSPress e pelo Clube de Botafogo de Futebol e Regata. Atualmente, atua como fotógrafo independente com trabalhos voltados à expressão pessoal.

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da UFJF. Em atividade há mais de quatro décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

Visitação

Visando a preservar a saúde e a vida das pessoas em meio ao contexto da pandemia de Covid-19, alguns protocolos que permitam a manutenção da segurança de todos deverão ser seguidos. Para visitação da mostra, será necessário:

  • Apresentação do comprovante de vacinação em dia (pode ser o cartão de vacinação físico ou digital, disponível no App ou site do ConecteSUS), juntamente com o documento de identidade;
  • Poderá ser feito agendamento prévio por meio eletrônico (e-mail forumdacultura@gmail.com) e/ou telefone (32) 3215-3850;
  • Levar consigo a própria garrafa de água. Será disponibilizado nos bebedouros apenas o sistema de enchimento através de torneiras;
  • O tempo médio de visitação será de 25 minutos.

As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta-feira, com entrada franca, das 10h às 19h.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade. 

Outras informações:  (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)

E-mail: forumdacultura@gmail.com

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf