A primeira edição de 2022 da “Lumina”, revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGcom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), apresenta artigos que trazem questões teóricas e metodológicas sobre a comunicação e a tecnologia e o panorama audiovisual e midiático da cultura digital. Além de discussões sobre a televisão, as redes sociais, o jornalismo e o cinema.

Destacamos, entre eles, o artigo internacional “O Computador Disse Não” ou O Apagamento do Humano – uma tradução de Adriano Souza do texto de Alan Cholodenko, professor em Estudos Cinematográficos e de Animação e, atualmente, é Honorary Associate da Universidade de Sydney, tendo organizado e publicado, entre outros, “The Illusion of Life: Essays on Animation”, primeiro livro de ensaios acadêmicos que teorizou sobre a animação. O artigo coloca em diálogo o pensamento de Peggy Kamuf, Michel Foucault e Jean Baudrillard para discutir as relações entre o humano e o computador. É a segunda vez que a “Lumina” publica uma tradução de Cholodenko, a primeira “Fotografia Imóvel?” fez parte da edição de 2017.

O artigo de João Martins Ladeira intitulado “Uma Arqueologia do Streaming no Brasil: Ensaio Metodológico” apresenta uma metodologia para observar a institucionalização do streaming no Brasil contemporâneo. Entre os artigos sobre ficção seriada, destacamos “Ficção televisiva brasileira e covid-19: Reconfigurações e estratégias de programação”, de Lygia Prezia Lemos e Larissa Leda L. Rocha que discute as alterações na produção, na circulação e na audiência da Rede Globo no primeiro ano da pandemia de Covid-19.

Neste volume, o leitor ainda poderá encontrar uma entrevista com o cineasta paulista Sebastião de Souza que discorre sobre a sua trajetória no cinema paulista no contexto da geração de cineastas pertencentes ao dito “cinema de invenção”, que buscava novas formas de significação e reação ao contexto autoritário imposto após o Golpe de 1964.

Confira a nova edição da “Lumina”

Acompanhe as novidades da “Lumina” nas redes sociais:

Twitter: @luminaufjf

Fanpage: Revista Lumina – Home | Facebook