O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira, 29, os editais do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2022 para as versões impressa e digital. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro e as inscrições poderão ser feitas entre 10 e 21 de maio, pela Página do Participante, mediante pagamento de uma taxa de R$ 85 – a ser efetuado até 27 de maio para aqueles que não solicitaram ou foram indeferidos no ato de inscrição.

Para os estudantes que optarem pelo Enem impresso, as cidades de aplicação serão divulgadas na Página do Participante e no portal do Inep. Já os locais do Enem Digital estão listados no edital e na página do Enem no site do Instituto. Vale destacar que, segundo o Inep, as provas  serão compostas exclusivamente por itens inéditos e os estudantes que obtiveram o direito à isenção da taxa de isenção também devem se inscrever, caso contrário, não poderão prestar o Enem.

Documentos

Além dos documentos físicos com foto, uma das novidades para este ano, é que o Inep incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Todavia, capturas de telas não serão aceitas e podem desclassificar o candidato e após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

Nome social

Participantes que utilizam o nome social – estudantes transexuais, travestis ou transgêneros – que já possuem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal – serão  identificados pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Já aqueles que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita devem realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, pela Página do Participante.

Para esse procedimento, será necessário apresentar os seguintes documentos: foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto. Documentos enviados fora do prazo ou externos à Página do Participante não serão aceitos. Toda a documentação deverá ser anexada e enviada em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.

• Inscrições: 10 a 21 de maio
  • Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio
  • Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho

Provas

No primeiro domingo de provas, 13 de novembro, serão cobradas  45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas e redação. Já no segundo dia serão abordadas 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Atenção aos horários

• Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece 50% de suas vagas em cursos de  graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Enem.

Acesse o Edital n.º 33 do Enem 2022 – impresso

Acesse o Edital n.º 34 do Enem 2022 – digital

Confira a Página do Participante

Consulte a página do Enem no site do Inep