De 28 de abril ao dia 5 de maio acontece o Festival Nós, promovido pelo Programa de Ensino Tutorial (PET) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom/UFJF). Em formato on-line, o evento trará mostras competitivas e não competitivas, sessões de debate, palestras e oficinas, tudo com o objetivo de promover o cinema universitário brasileiro. O Festival tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão (ProEx).

Organizado por alunos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet sob orientação da professora Erika Savernini, o festival será um espaço de troca em um ambiente no qual profissionais e acadêmicos entrarão em diálogo sobre aspectos da arte e comunicação.

Entre os convidados estão o professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Adriano Medeiros, que realizará a palestra de abertura, no dia 28 de abril às 19h, com o tema “Experimentações criativas em audiovisual: olhares e escutas catalisador com audiovisual.ufop”. Outro destaque na programação é a palestra “Dando pinta no cinema latino-americano: das políticas identitárias ao ativismo cuir”, da doutora em Literatura Comparada, professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rosângela Fachel.

O evento conta, ainda, com a participação de Rodrigo Carreiro, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o tema “Notas sobre imersão sonora no cinema”. Carreiro é referência nos estudos da área e, entre seus títulos publicados, estão: “Era uma vez no spaghetti western: o estilo de Sergio Leone”, “A pós-produção de som no audiovisual brasileiro” e “O som do filme: uma introdução”. Algumas dessas obras serão sorteadas durante o festival.

Um dos destaques do Festival são as mostras não competitivas de núcleos de produção audiovisual universitária, e o público terá a chance de conversar com docentes e realizadores desses núcleos nas rodas de conversa, nos debate e palestra. Também é possível participar de oficinas sobre iluminação cênica, pós produção, sessão de debates com realizadores e bate-papo com os competidores.

Nós

Criado em 2006 na Facom, o festival nasceu com objetivo de promover filmes produzidos pela própria Faculdade. Em 2015, em sua 4° edição, o evento passou a receber produções de todo Brasil. Com o envio dos materiais de forma digital, a edição contou com 24 curtas para a mostra não-competitiva e competitiva, recebendo premiações e parceria com empresas e incentivadores locais.

O projeto do Festival Nós tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) por meio de bolsistas que integram a organização e são responsáveis pelo site do evento. A edição conta ainda com apoio cultural da Produtora Impulso, do curso on-line Escola Roteiraria, do curso on-line Cinemascope, da loja Chico Rei, da livraria Atena Bookstore e da editora da UFJF.

Confira a programação completa do evento:

28/04 às 19h: Palestra de Abertura “Experimentações criativas em audiovisual: olhares e escutas catalisados com audiovisual.ufop” com Adriano Medeiros (UFOP)

30/04 às 14h: Roda de conversa com realizadores

02/05 às 10h: Roda de conversa sobre “Produção de Animação no Contexto Universitário” com Antônio Fialho e Maurício Gino (CAAD-EBA-UFMG) e Sávio Leite (UNA – M.U.M.I.A.)

02/05 às 19h: 2° Palestra “Notas sobre imersão sonora no cinema” com Rodrigo Carreiro (UFPE)

03/05 às 18h: Oficina “Pós-produção: processos e etapas” com Cadu Mendes Couto

04/05 às 14h: Oficina “A iluminação cênica e a produção técnica no audiovisual brasileiro” com Nitay Krishna

04/05 às 14h: Sessão de debate com o Pólo de Cataguases

04/05 às 19h: 3° Palestra “Dando pinta no cinema latino-americano: das políticas identitárias ao ativismo cuir” com Rosângela Fachel (UFPEL)

05/05 às 19h: Mesa de encerramento e premiação

Todos os vídeos serão transmitidos pelo Youtube do PET Facom (https://www.youtube.com/petfacom/), exceto as oficinas que serão ministradas na plataforma do Google Meet ou pelo Zoom.

O link das oficinas será enviado aos inscritos, para participar basta preencher o formulário.

Siga o Festival Nós e o Pet Facom nas redes sociais para ficar por dentro do evento:

https://www.instagram.com/festival.nos/

https://www.instagram.com/petfacom/

Sobre o PET Facom

O PET Facom é um programa a longo prazo, que visa promover dentro das universidades um modelo integrado entre ensino, pesquisa e extensão. Atualmente ele é coordenado pelo professor Francisco Paoliello e visa possibilitar a formação ampla e de qualidade aos estudantes.