Maria José Brites, professora Associada na Universidade Lusófona de Lisboa irá ministrar a palestra “Literacias críticas com os media e os contextos das nossas vidas: um olhar sobre jovens, notícias e produção de médiano próximo dia 27 de abril, quarta-feira, às 14h. O evento é promovido pelo Observatório da Qualidade no Audiovisual do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF e será o quarto encontro dos Seminários de Formação em Literacia Midiática, projeto de extensão da UFJF. As inscrições se encerram nesta terça, 26, às 19h, e devem ser feitas pelo link.

Na apresentação, a pesquisadora irá refletir a partir de dois projetos que desenvolve em Portugal sobre jovens, mídia, notícias e cidadania digital, visando o desenvolvimento de competências midiáticas. Ela ainda abordará os estudos sobre literacias críticas com os meios de comunicação e sua relação com as nossas vidas cotidianas.

Maria José Brites é doutora pela Universidade Nova de Lisboa e realizou pós-doutoramento na Universidade do Minho. Também é professora associada na Universidade Lusófona e membro da Direção do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias – CICANT. Coordena os projetos projetos Jovens, Notícias e Cidadania Digital/Youth, News and Digital Citizenship – YouNDigital e “Centros educativos com competências digitais e cívicas” − DiCi-Educa. Coordenou o projeto europeu SMaRT-EU e foi coordenadora portuguesa dos projetos RadioActive Europe e Media in Action.