Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que já participaram do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad) da Instituição, poderão participar de livro sobre as experiências vividas fora do país. Os relatos devem ser enviados até 10 de maio.

Para ter o texto publicado na obra é necessário enviar, por e-mail, um relato contendo: a experiência de intercâmbio; o motivo de escolha para determinado país; o ano da viagem; o período do curso que estava no momento da viagem;  o que faz hoje e se isso tem alguma relação com o intercâmbio. Além disso, enviar uma foto significativa do período de intercâmbio e o nome completo para o e-mail internationaloffice@ufjf.br.

O Piigrad

O Piigrad, gerido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI-UFJF), promove o envio de graduandos para cursar um ou dois semestres em universidades conveniadas no exterior. O objetivo é proporcionar a vivência de idiomas e cultura de um outro país e novos conteúdos acadêmicos. Além de ser uma grande oportunidade de ter contato com professores e pesquisadores de referência internacional, antes mesmo de o estudante concluir o curso superior.

Desde agosto de 2013, 740 estudantes da UFJF já participaram de intercâmbio mundo afora. No período anterior a 2013 o intercâmbio internacional não acontecia  pelo  Piigrad, mesmo já existindo o envio de estudantes da  Instituição para intercâmbio em universidade estrangeira.

“A colaboração de todos é muito importante. Reviver os momentos que você passou durante essa experiência, por meio do envio do relato, é ótimo para remarcar as vivências e aprendizados do intercâmbio”, ressalta a  secretária executiva da DRI e responsável pelo projeto, Nilcilea Peixoto. O Piigrad oferece a oportunidade de cursar parte da graduação no exterior e ainda vivenciar outra língua e cultura, e aprender novas formas de pensar sua área de estudos.

Por conta da pandemia de Covid-19, o Edital do Piigrad 2020 ainda está vigente, e os alunos aprovados nele estão, no momento, sendo encaminhados para seus intercâmbios. O próximo Edital ainda não tem data definida para ser publicado. Para acompanhar as últimas atualizações, acesse o site do Piigrad.