A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proex – UFJF) lançou, no final de março, edital de seleção para programas e projetos de extensão. As inscrições de propostas começam a partir do dia 18 de abril. O edital é aberto para docentes efetivos ou substitutos da Universidade, professores convidados e técnico-administrativos em Educação (TAEs) de todas as áreas. Neste ano, o processo de inscrição terá algumas alterações. 

Até 18 de abril, o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) estará fechado para quaisquer submissões de novas ações devido a alterações na plataforma para o novo edital. “As principais mudanças deste edital se relacionam ao processo de submissão realizado pelo Siga. Fizemos adequações nos campos de submissão e no formulário de inscrições para aprimorar tanto a tramitação das propostas quanto o acompanhamento das ações, depois de aprovadas e implementadas”, explica a professora do curso de Serviço Social e pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra. 

Outra novidade será a forma de envio da documentação de processo seletivo de discentes que, assim como eventuais modificações na equipe, como a troca de bolsistas e voluntários, deverá ocorrer por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 

Expectativas para o retorno presencial 

A pró-reitora lembra que as universidades ainda passam por um momento de cortes orçamentários que impactam diretamente as atividades que as instituições realizam. Por isso, é fundamental participar do processo seletivo e ampliar ainda mais o contato com a sociedade por meio destas atividades.

“Neste cenário em que não apenas a universidade pública passa por dificuldades, mas também toda a população brasileira, é muito importante desenvolver ações que possam oferecer assistência e serviços para população. Isso é uma forma de contribuir para o acesso dessa população aos direitos sociais”, ressalta a pró-reitora. 

Nos últimos dois anos, as ações de extensão da UFJF vêm se realizando de forma remota e, em alguns casos, de forma híbrida, com projetos e programas dos mais diversos, inclusive de combate e enfrentamento à pandemia da Covid-19, que tiveram impactos diretos na sociedade, além da construção e desenvolvimento de novas metodologias de trabalho. 

Agora, com o retorno integral das atividades presenciais na UFJF, a perspectiva é dar continuidade ao trabalho que já está sendo feito e utilizar os instrumentos vindos da experiência remota nesta nova fase que se inicia. “Vai ser um momento muito rico, de volta à presencialidade, que é o que mais caracteriza a extensão  universitária, pois permite que o diálogo e a conversa entre as partes do projeto aconteçam de forma mais efetiva e crítica”, finaliza Ana Lívia.  

Outras informações: Proex-UFJF

Siga a Pró-Reitoria de Extensão no Instagram.