Nesta terça-feira, 12, o Conselho Superior (Consu) da UFJF iniciou reunião para ajustes orçamentários para 2022. Com os recursos recebidos, que ultrapassam pouco mais de 75 milhões, e um custo previsto de mais de 123 milhões, a UFJF precisará, mais uma vez, fazer duros ajustes em suas despesas correntes para conseguir funcionar de forma adequada este ano.

Inicialmente, foram apresentadas as previsões de custos para 2022 e possíveis ajustes que, aplicados, podem auxiliar na redução destes gastos. A seguir, os conselheiros puderam solicitar esclarecimentos quanto aos dados apresentados. Também destacaram a contínua política de cortes no orçamento destinado à educação que representa no período 2016 – 2022, uma redução de ordem de 44% nos recursos recebidos pela Universidade e que se traduz, concretamente, no ano de 2022, em um déficit de cerca de 26 milhões em relação aos gastos executados pela UFJF em 2019 (último ano antes da pandemia de Covid-19).

Após o período de discussão, foi dado encaminhamento para votação, a proposta foi aprovada pela maioria.

Haverá redução: do quadro de terceirizados (auxiliares administrativos); dos valores das bolsas Proquali; de recursos destinados para material de consumo serviços externos e para viagens e também haverá redução de 200 bolsas de treinamento profissional (gestão administrativa).