Candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (2022.1), pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2022 e pelo vestibular de Música na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) devem ficar atentos às chamadas, editais de reclassificação, cronogramas e documentos que devem ser enviados para a realização da matrícula.

Todas as informações podem ser encontradas na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), nas abas “Pism” (que inclui Pism e vestibular de Música) e “Sisu”. Além disso, o site permite que o estudante tenha acesso ao passo a passo para o envio dos documentos de matrícula, um espaço para a realização da pré-matrícula – requisito obrigatório na UFJF -, aos editais de reclassificação, orientações para envio do passaporte vacinal, informações sobre os resultados dos grupos de cotas e outros.

No Regulamento de Matrícula da UFJF estão listados todos os documentos a serem providenciados pelos convocados. A lista é extensa e varia de acordo com o grupo de acesso/cota escolhido no Sisu. A documentação a ser entregue e demais disposições devem ser observadas na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

Sisu

Contando com a chamada regular, os candidatos inscritos no Sisu podem ser convocados para iniciar o ensino superior na UFJF por meio de cinco chamadas – uma chamada regular e outras quatro listas de reclassificação (a lista de chamada regular e as duas primeiras de reclassificação já foram divulgadas) na página da Cdara.

Confira o cronograma considerando as próximas datas:

Pism e Vestibular de Música

No caso dos estudantes que aguardam uma vaga por meio do Pism ou pelo vestibular de Música, serão divulgadas quatro listas de classificação. Veja abaixo:

Passaporte vacinal

O envio do passaporte vacinal para os ingressantes dos processos seletivos da UFJF será realizado por meio do Siga e deve seguir as orientações de envio do passaporte vacinal, conforme a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

O primeiro passo é anexar a declaração e/ou passaporte de vacinação expedido pela Plataforma ConecteSus, ou comprovante/caderneta de vacinação, impresso em papel timbrado e contendo o nome completo da pessoa vacinada, emitido no momento da vacinação pelas secretarias de Saúde estadual ou municipal, institutos de pesquisa clínica ou outras instituições governamentais nacionais ou estrangeiras ou organizações públicas ou privadas similares. As informações estarão sob as penas da lei, da autenticidade e integridade dos documentos apresentados.

Os candidatos devem comprovar o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) no ato do requerimento de matrícula, ou seja, fazer o envio dos documentos de matricula pelo Siga-X e o envio do passaporte vacinal através do Siga, no período definido no “Cronograma de Matrícula e Reclassificações” como sendo o período de requerimento de matrícula (envio de documentos via sistema).

O candidato que deixar de comprovar a situação vacinal, no momento do requerimento de matrícula, terá a tolerância de dez dias úteis para fazer o envio do documento (contados a partir do último dia de prazo para envio dos documentos de matrícula). Após esse prazo, a matrícula em disciplinas do primeiro período ficará suspensa, não podendo frequentar quaisquer atividades da Universidade. 

Ao anexar o documento é preciso evitar:

  • Documentos em branco ou com conteúdo divergente ao passaporte vacinal; 
  • Cartão de vacinação sem a identificação do nome; 
  • Cartão de vacinação apresentado em partes separadas; arquivo com baixa qualidade e/ou ilegível; 
  • Certificado de vacinação do Conecte Sus apresentado em foto; 
  • certificado de vacinação não validado no sistema Conecte Sus;
  •  Apenas uma dose de vacina, entre outros. 

Conheça os cuidados a serem tomados no envio do passaporte vacinal.

Calendários diferentes

Apesar de a maioria dos estudantes retornarem às atividades presenciais em 18 de abril, alguns cursos possuem calendários diferentes e, consequentemente, iniciam as atividades em datas distintas. Em caso de dúvidas, é recomendável que os aprovados procurem as coordenações de cursos para obterem outras informações.

Confira os calendários acadêmicos.

Como enviar a documentação?

Para envio de documentos para a matrícula, o candidato aprovado deve acessar a página do Siga, clicar em “Meu primeiro acesso” e realizar o passo a passo: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login”; e clicar em “Receber código”, que será enviado para o e-mail informado na pré-matrícula.

Após receber o código, é preciso informá-lo, no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” – e clicar em “Confirmar código”. O candidato, então, deve criar uma senha e clicar em “Envio de documentação para a matrícula”, informando usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior). 

Depois que o primeiro acesso for feito e a senha criada, se o ingressante precisar novamente entrar no sistema de envio da documentação para a matrícula, basta acessar o Siga; clicar em “Enviar documentação para a matrícula”; informar Usuário (CPF) e Senha. 

O candidato deve ler atentamente os termos da matrícula, preencher os formulários on-line solicitados e fazer o upload de todos os documentos dos anexos do Regulamento de Matrícula da UFJF, conforme o seu grupo de ingresso.

Os formatos de documentos aceitos são png, jpg, jpeg e PDF; o limite de tamanho para cada documento enviado é de 3MB. Para escanear por meio do celular, a Universidade recomenda o uso de aplicativos como o CamScanner, Adobe Scan, ou outro da preferência do ingressante. Todas as informações contidas nos documentos devem estar legíveis, sem rasuras ou cortes.

Confira todas as orientações para o envio da documentação. 

Outras informações: Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_