O Conselho de Unidade do Instituto de Ciências da Vida (ICV) do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) aprovou, na última semana, a ampliação do intervalo para almoço dos cursos de graduação. Com a mudança, o intervalo de almoço passará a ser de 12h a 13h20, e as aulas do turno vespertino passarão a começar 20 minutos mais tarde, ou seja, às 13h20, 14h20, 15h20 ou 16h20.

Segundo o diretor do ICV, prof. Leandro Cardoso, “essa é uma medida paliativa, que visa diminuir os desafios logísticos enfrentados pelos estudantes durante o intervalo do almoço”. O professor informa ainda que, embora fosse uma demanda histórica, somente agora houve a possibilidade de superar fatores, inclusive contratuais, que limitavam a ampliação deste intervalo.

Com a mudança, é preciso que os estudantes fiquem atentos aos novos horários das disciplinas, que serão informados pelos coordenadores de curso via e-mail e nas páginas dos cursos. “De forma geral, as mudanças consistirão somente atraso do início e término das aulas, em relação aos horários previamente divulgados”, reforça.

O professor destaca, ainda, que, devido a definições técnicas do Siga, os horários das disciplinas não foram alterados no sistema. “Embora no Siga conste o horário antigo, basta acrescentar 20 minutos aos horários de início e término na maioria das aulas vespertinas”.

Vale reforçar que as mudanças nos horários das aulas afetam apenas as disciplinas da tarde, não sendo aplicadas às disciplinas ofertadas nos turnos diurno, noturno ou nos cursos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFJF-GV.