Obra será lançada no próximo dia 9 (Foto: Divulgação)

“Era uma onça-pintada/ Estava perdida/ Pela cidade perambulava/ Não se escondia, era bem atrevida…” Adivinhe de qual onça esses versos falam? Sim, é sobre o felino que andou pelas ruas de Juiz de Fora, em 2019, e foi resgatado no Jardim Botânico, por equipe liderada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O animal, conhecido nacionalmente, aparece no poema “O Melhor Amigo da Onça”, como parte do livro “Tem um Bichinho no Meu Poema”.

A obra será lançada pela dentista aposentada e estudante de Letras da UFJF, Déa Araújo, no próximo dia 9 de abril, das 10h às 14h, na Galeria de Artes Hiato, localizada na Rua Coronel Barros 38, no bairro São Mateus. “Tem um Bichinho no Meu Poema” traz histórias de personagens do reino animal, apresentadas em forma de versos, que povoarão o imaginário de crianças de todas as idades e até mesmo de adultos.

“Os leitores conhecerão a maritaca Salomé que tem a asa quebrada de tanto voar assanhada; o tucano Abelardo que encontrou um amigo mais próximo do que imaginava; o pelicano que entrou pelo cano; e outros bichinhos que, ao brincar com a sensibilidade dos pequenos, os farão sonhar acordados”, indica a escritora.

Histórias no consultório
A autora trabalhou como dentista especializada no atendimento pediátrico, durante 35 anos, e a prática de contação de histórias fez parte de sua experiência profissional. “Vários de meus poemas infantis foram inspirados em narrativas criadas para meus pequenos pacientes.”

Quando estava prestes a se aposentar, Déa, aos 56 anos, retornou à sala de aula, em 2017, para se tornar estudante da Faculdade de Letras da UFJF.  Foi a realização de um sonho antigo, abrindo espaço para novos ofícios. Começou a escrever contos, crônicas e outros poemas, alternando entre temas para públicos infantil e adulto. “Escrever foi uma nova forma de me conectar com o mundo, durante a pandemia, permitindo que a imaginação desse vida a tucano, leões e outros seres. Foi um renascer na própria vida”, ressalta a autora.

Em pouco tempo, a escritora já obteve reconhecimento, tendo textos publicados em sites, revistas, antologias, podcasts e materiais didáticos. Seu primeiro conto, “Saia dessa José!” venceu o concurso mensal da “Revista Piauí” em setembro de 2020. A partir daí, sua produção tornou-se cada vez mais intensa e seus planos cada vez mais ousados, culminando atualmente no seu livro de estreia, “Tem Um Bichinho no Meu Poema”.

Déa Araújo: “Escrever foi uma nova forma de me conectar com o mundo durante a pandemia” (Foto: Arquivo pessoal)

“A poesia extrapola dizeres ao se instalar em várias instâncias da vida e ao deixar transparecer o belo aos mais diversos olhares. Um sorriso, um falar, uma pintura, um cantar podem dar forma à beleza e inspirar as mais variadas versões dos seres humanos. Quando misturada às palavras, adquire, em forma de versos, o poder de encantar os leitores”, acrescenta.

Ilustradora de 9 anos

Nesta obra, Déa vem acompanhada da ilustradora Iolanda Petrillo, de apenas 9 anos. Estudante do Colégio Academia, em Juiz de Fora, desde muito nova, foi estimulada pelos pais a frequentar museus e exposições de arte. Desenhar tornou-se seu passatempo predileto.

A autora conheceu os pais de Iolanda pelas redes sociais. Encantou-se com os traços da menina e com a forma com que ela se propôs a dialogar com seus textos através das imagens. Surgiu aí a parceria que a faz estrear como ilustradora e que confere à obra um caráter de maior proximidade com o público infantil.

“Para mim, foi muito bom desenhar este livro. Tive que ler os poemas várias vezes, o que me fez melhorar minha interpretação de texto e até  meu jeito de escrever. Pude sentir o resultado nas minhas redações da escola”, afirma Iolanda. O pai da mais nova ilustradora, o artista visual e professor José Augusto Petrillo, abre as portas de sua galeria de artes, a Hiato, para a nova obra. “O lançamento de um livro em um espaço de artes plásticas assume importância na formação de um público infantojuvenil capaz de apreciar as várias formas de poesia. A Hiato é um espaço ciente de sua responsabilidade social como transformadora da realidade dos novos leitores.”

Apostando em sua nova carreira, Déa anseia partilhar este novo momento com crianças e adultos de qualquer idade no próximo dia 9 de abril. É o início de uma nova fase promissora, conforme a autora. “Afinal, ainda cabe muita vida nos meus sonhos.”

Outras informações: (32) 98849-5595

dea.artes@hotmail.com