Gilberto Rodrigues: “A Cátedra foi pensada para que as universidades pudessem ser parceiras do Acnur na difusão do direito internacional dos refugiados.” (Foto: UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou, na última quinta-feira, dia 24, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, uma iniciativa do  Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). A solenidade foi transmitida pelo canal oficial da Universidade no Youtube, com a realização da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFJF em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Mediado pelo professor do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e coordenador da Cátedra, Rodrigo Christofoletti, o encontro contou, também, com a participação do professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Gilberto Rodrigues, um dos primeiros a implementar a Cátedra no Brasil.

Com depoimentos, apresentações e explicações sobre as ações da Cátedra na instituição, o evento mostrou a importância desta iniciativa para toda a comunidade acadêmica e para a própria instituição. A professora do projeto de extensão Português como Língua de Acolhimento (PLA) na UFJF, Ana Beatriz Gonçalves, também participante do evento, ressaltou que “essas ações que estão sendo propostas pela UFJF, pelo grupo da Cátedra, são ações importantíssimas e fundamentais para estreitar os laços da comunidade acadêmica com a cidade de Juiz de Fora, que é repleta de refugiados.” O PLA é uma das primeiras ações da universidade voltada às pessoas refugiadas e Ana Beatriz é uma das idealizadoras, juntamente com  a professora Denise Weiss, e atual vice-coordenadora da ação, atuando em conjunto com a professora Noemi Teles.

A Cátedra é um projeto conjunto do Acnur com universidades brasileiras para o desenvolvimento de atividades acadêmicas sobre, para e com pessoas refugiadas ou em situação de refúgio. Em âmbito internacional, o Pacto Global sobre Refugiados, firmado por 181 países, em dezembro de 2018, inclui as universidades como atores estratégicos na proteção internacional às pessoas refugiadas.

História com a Universidade

Em seguida,  o estudante de Jornalismo, representante da comunidade de refugiados, o venezuelano Alberto Farias Navarro, contou um pouco de sua trajetória e seu percurso até o início da sua história com a Universidade. “Juiz de Fora e a UFJF fizeram eu me sentir novamente uma pessoa inserida na sociedade. Eu tive de novo o ar para sonhar, tive oportunidades, algo que todos nós, refugiados, precisamos.”

Já a pós-graduanda em Administração, Eliza Feres – que divide a vice-coordenação da cátedra com a  técnico-administrativa em educação da Diretoria de Relações Internacionais, Edmárcia Andrade – afirmou que enquanto se trabalha para incluir os grupos de refugiados, “nós aprimoramos as ações da Universidade no acolhimento de desafios globais e também aprendemos juntos. Precisamos que mais pessoas se juntem a nós – estudantes, docentes, TAEs e outros membros da comunidade acadêmica -, se unam à Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFJF”, completou. Eliza é uma das responsáveis pela viabilização da Cátedra na UFJF.

O professor Gilberto Rodrigues, falou da sua experiência na coordenação de outras duas cátedras. “O regime internacional das pessoas refugiadas conta com o papel fundamental da sociedade civil para a proteção e para soluções duradouras, ou seja, a integração dessas pessoas. A Cátedra foi pensada para que as universidades pudessem ser parceiras do Acnur na difusão do direito internacional dos refugiados.”

Ações

A UFJF inicia sua Cátedra Sérgio Vieira de Mello com as seguintes ações a serem implementadas: Português como Língua de Acolhimento; Atendimento Odontológico com o suporte da Liga Acadêmica de Odontologia Psicossocial; Grupos de Conversa; Oficinas de Música; Educação Financeira; Consultoria Jurídica; Memória do Sabor; Empreendedorismo e Inovação; Grupo de Pesquisa – Família, Emoções, Gênero e Sexualidade; e Grupo de Pesquisa – Patrimônio e Relações Internacionais; entre outras.

Assista o evento completo

https://www.youtube.com/watch?v=orgXKGl78aM

Outras informações: csvm@ufjf.br 

 www.ufjf.br/csvm