O Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio) realiza na próxima sexta-feira, 25, a aula inaugural que marcará o início das atividades letivas de 15 novos mestrandos. A atividade será realizada a partir das 8h30, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizado à rua 7 de setembro, 2479, bairro Esplanada.

Oferecido no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) desde 2017, o ProfBio tem como objetivo a qualificação profissional de professores das redes públicas de ensino em efetivo exercício da docência de Biologia.

O curso pauta-se na lógica da construção e consolidação dos conhecimentos biológicos, através da aplicação do método científico e de utilização de tecnologias da informação e comunicação, de maneira que o mestrando possa trabalhar simultaneamente com seus alunos do ensino médio os conceitos-chave explorados em cada tópico de Biologia. “Até o presente momento já recebemos alunos de grande parte do leste mineiro, Vale do Jequitinhonha, sul da Bahia e também do Espírito Santo, ou seja, estamos abrangendo e contribuindo para a qualificação profissional de docentes de biologia de três estados brasileiros”, afirmou Ione Maria de Matos, coordenadora do ProfBio na UFJF-GV . Atualmente, o programa conta com 27 pesquisadores na UFJF-GV e 28 egressos.

Além da professora Ione, participarão da aula inaugural os professores Ângelo Leite Denadai, diretor-geral da UFJF-GV; Leandro de Morais Cardoso, diretor do Instituto de Ciências da Vida (ICV); Alex Sander Moura, coordenador de pós-graduação da UFJF-GV; Gerlânia Maria Coelho, diretora da Universidade Aberta do Brasil (UAB); e Marcelo Nagem Valério de Oliveira, vice -coordenador do ProfBio.