Atlas da Biologia Celular e Patologia dos Eosinófilos é resultado de décadas de pesquisa (Imagem: Reprodução)

Buscando entender todo o universo das células do sistema imune do organismo humano nos âmbitos biológico e patológico, a professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICB/UFJF), Rossana Melo, publicou recentemente o livro Eosinophil Ultrastructure: Atlas of Eosinophil Cell Biology and Pathology (Ultraestrutura dos Eosinófilos: Atlas da Biologia Celular e Patologia dos Eosinófilos). A obra foi produzida em colaboração com dois pesquisadores da Universidade Harvard e lançada pela editora Elsevier, de relevância global na área de Ciências.

Trata-se do primeiro material publicado na literatura com enfoque no tema, baseando-se na experiência e expertise de três pesquisadores da área que trabalharam juntos por décadas: além de Rossana – que concluiu seu pós-doutorado na Harvard Medical School e passou a atuar como cientista visitante na instituição estadunidense ao longo dos últimos 20 anos –, assinam a publicação os cientistas Peter Weller e Ann Dvorak, também de Harvard.

Rossana explica que o livro explora a ultraestrutura de eosinófilos (células do sistema imune) humanos e seus papéis funcionais, destacando os processos biológicos observados em condições normais, experimentais e patológicas. Além disso, também aborda a ultraestrutura de eosinófilos de camundongos, animais amplamente utilizados como modelos experimentais em laboratório, em condições normais e no contexto de doenças.

A expectativa é que o livro contribua não apenas como uma ferramenta para aprendizado, mas principalmente como um guia para cientistas identificarem as características e alterações estruturais dessas células durante o desenvolvimento de pesquisas. “Isso é fundamental para entender o papel dos eosinófilos em doenças e, em última instância, estabelecimento de tratamentos”, acrescentou.

O atlas fornece diretrizes para entender os eosinófilos humanos em estudos focados em biologia estrutural, imunologia celular, imunidade inata e adaptativa, respostas imunes a patógenos, imunopatologia e respostas inflamatórias, oferecendo um núcleo de conhecimento essencial para identificar eosinófilos imaturos e maduros.

Além de explicar a ultraestrutura das células durante eventos biológicos, como ativação e desgranulação, principalmente em condições experimentais, destacam-se também seus processos biológicos in vivo durante inúmeras doenças humanas, proporcionando assim uma ligação entre a ciência básica e os aspectos clínicos. Ao todo, são apresentadas 405 figuras inéditas de eosinófilos observados em alta resolução durante condições normais e patológicas.

A pesquisadora frisa que as informações contidas no livro são fundamentadas em estudos científicos de imunobiologia produzidos pelos próprios autores. A partir de trabalhos em parceria, os cientistas geraram conhecimentos e experiências únicas relacionadas a eosinófilos humanos, e esse atlas da ultraestrutura é um produto de suas pesquisas de longa data. Até a sua publicação, o projeto teve duração aproximada de quatro anos.

Trajetória de sucesso

A professora titular Rossana Melo acumula vasta experiência nos estudos de Biologia Celular (Foto: Arquivo pessoal)

Além de lecionar na UFJF, Rossana é pesquisadora 1B do CNPq, líder do Laboratório de Biologia Celular/ICB e autora de inúmeros trabalhos na área. Com ampla inserção internacional, tem atualmente projeto de pesquisa financiado pelo fundo de pesquisa Harvard Lemann Brazil para estudos sobre os papéis desempenhados pelos eosinófilos no combate à infecção de Covid-19 no corpo humano.

“Como cientista, é maravilhoso ter o reconhecimento do meu trabalho e do meu grupo de pesquisa numa instituição como a Harvard ao longo de 20 anos. Mas, para mim, essa trajetória transcende o campo individual. Enquanto mulher e cientista, tenho a possibilidade de inspirar e incentivar meninas e mulheres na ciência, não somente como representatividade, mas também com uma atuação que eleva e apoia o trabalho de outras mulheres”, reflete.

Recentemente, Rossana Melo foi uma das convidadas do Encontro A3, programa realizado em celebração do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/02) que reuniu mulheres que fazem parte da história da produção científica da UFJF para um bate-papo sobre a carreira.

Pesquisa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

A Coordenação de Divulgação Científica da Diretoria de Imagem Institucional, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), está promovendo uma estratégia de fortalecimento das ações de pesquisa da Universidade, mostrando que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

A pesquisa citada nesta matéria está alinhada com os ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Confira a lista completa no site da ONU.