Registro de reunião remota do grupo, em 2021. (Foto: reprodução)

O Grupo de estudos sobre relações raciais, Estado e sociedade (Gerres) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para novos membros. Interessados em participar das discussões, atividades e propostas de ações do coletivo podem se inscrever até o dia 8 de abril. O edital está disponível neste link.

Além de membros da comunidade acadêmica dos dois campi da UFJF, podem se inscrever, também, integrantes de outras instituições de ensino e da comunidade valadarense que tenham histórico e/ou interesse na atuação em projetos voltados às questões raciais. O Gerres promove encontros mensais, além de atividades, debates e grupos de estudo acerca de materiais da temática.

Para se inscrever, basta acessar o formulário disponível no edital dentro do prazo estabelecido.

O Gerres
Composto por estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos da UFJF-GV, o Gerres surgiu em 2019, com o objetivo de pesquisar e analisar diferentes conteúdos a respeito das questões raciais em nossa sociedade, tendo como foco de atuação a UFJF GV e a comunidade de Governador Valadares. O grupo contempla ainda atividades que possam contribuir no fomento aos debates e às ações relacionadas ao tema dentro da universidade. A cada reunião, os integrantes analisam um material e contextualizam o tema na realidade da Universidade.

A proposta do grupo é discutir as relações raciais em diferentes perspectivas, envolvendo negros e não-negros, além das perspectivas do Estado e da sociedade na construção dos diálogos.

Mais informações no site do Gerres;  pelo email gerres.gv@ufjf.br, ou ainda no instagram do grupo: @gerres.ufjfgv