O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) publicou esta semana dois ‘ebooks’ voltados para os próprios membros do programa de extensão e também para seus parceiros e beneficiários, a fim de auxiliá-los nas ações de educação e formação de defensores de direitos.

Todos os conteúdos foram escritos por estudantes integrantes do CRDH e organizados pela coordenadora do programa, a professora do campus Tayara Talita Lemos. Resultado do diálogo entre grupos de discentes, conselheiros municipais, sindicatos, associações de trabalhadores, a expectativa, segundo a docente, é que o material “possa ser auxiliar nos ambientes de formação, de estudos e debates acerca da educação em direitos humanos e de sua defesa”.

A primeira publicação é uma espécie de introdução à temática. Ao longo de quatro capítulos, o ‘ebook’ trata de aspectos gerais dos direitos humanos, explicando quem são os seus defensores, as principais violações sofridas por eles e como podem ser apoiados e protegidos no seu trabalho.

Já o outro livro aborda os direitos humanos a partir de uma leitura interseccional, oferecendo sugestões e referências para o aprofundamento dos estudos sobre temas feminismo negro, encarceramento, lugar de fala, racismo, guerra às drogas, gênero, questões LGBTQIA+.

Para baixar os dois livros, clique nos links abaixo:
Defensores de Direitos Humanos: Uma Introdução
Direitos Humanos e Interseccionalidades: Raça, Gênero e Classe