O Programa de Pós-Graduação em Saúde (PPGS), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou edital de credenciamento para novos docentes permanentes, sem vínculo permanente com quaisquer outros programas. Serão disponibilizadas cinco vagas e as inscrições estarão abertas de 21 a 31 de março de 2022, que deverão ser realizadas por e-mail (selecaoppgsaude@gmail.com).

Entre os itens destacados no edital, vale ressaltar que o objetivo é preencher as vagas para desenvolvimento e consolidação nas três áreas de concentração do PPGS: Pesquisas em Saúde Humana (2 vagas), Pré-Clínica e de Inovação Tecnológica (2 vagas) e Experimentação Animal (1 vaga).

Entre os critérios de seleção, está a necessidade de os candidatos serem professores doutores efetivos da UFJF, com a devida produção intelectual e científica nas referidas áreas de concentração propostas. O número de orientações concluídas de discentes de iniciação científica, bem como experiência em outros programas de pós-graduação e a inserção no sistema nacional e/ou internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação no quadriênio 2017-2022 serão critérios classificatórios.

O coordenador em exercício do programa, Cláudio Teodoro de Souza, comenta que a seleção surgiu em decorrência da aposentadoria e as consequentes mudanças de orientadores permanentes para professores colaboradores. “Trata-se de uma ótima oportunidade para credenciamento de orientadores em um programa de pós com nota 5 da Capes. Oportunidade de cinco vagas para docentes com relevante produção científica e experiência em orientação.”

O programa

O Programa de Pós-Graduação em Saúde foi criado em 2005 e, na trienal 2010-2012, alcançou conceito 5 (muito bom) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação. Onze linhas de pesquisa compõem o programa, que visa a formação de mestrandos e doutorandos nos problemas da Saúde Brasileira e, atualmente, 17 núcleos de pesquisa fazem parte do PPGS.

Confira o edital completo.

Outras informações: ufjf.br/ppgsaude