O processo de avaliação do estágio pelos preceptores e docentes da área da saúde será tema de um evento remoto a ser realizado na próxima sexta-feira, 11, a partir das 15h. Organizada pelo professor Peterson Andrade, do departamento de Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), a atividade “Preceptoria em evidência: avaliação dos estagiários da área da saúde” contará com a participação do professor Marcos Alex Mendes da Silva, do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Fundamental na inserção do estudante da área da saúde no processo de trabalho prático interdisciplinar e multiprofissional, o preceptor é uma referência para o estudante. Neste sentido, é importante que o processo de avaliação passe pelo estreitamento da comunicação entre professores e preceptores. “Sob esta perspectiva, nossa proposta é iniciarmos um debate sobre o processo de avaliação com os preceptores, pois percebemos, em alguns casos, sinais de insegurança e indefinição das competências sobre a tarefa de avaliar os estudantes”, explicou Peterson.

No caso do curso de Fisioterapia da UFJF-GV, o instrumento de avaliação é previsto no Manual de Estágio que é parte integrante do Projeto Político Pedagógico dos Curso. O instrumento e as diretrizes de avaliação são elaboradas pelas Comissões Orientadoras de Estágio. A avaliação é feita a partir de um trabalho articulado entre os professores e preceptores dos serviços que consideram os seguintes componentes principais desenvolvidos pelos estudantes: conhecimentos, habilidades e atitudes.

Os interessados pelo tema poderão fazer a inscrição no formulário disponível aqui. Haverá emissão de certificado.  A transmissão será feita através da plataforma Google Meet. Clique aqui e confira na sexta, dia 11, às 15h.