Diante de um alto nível de transmissão da Covid-19 e da baixa adesão às medidas de contenção da pandemia, foram registrados recordes no número de casos confirmados da doença no país nas duas últimas semanas. É o que aponta a quadragésima sétima edição do boletim informativo da plataforma JF Salvando Todos, divulgada nesta quarta-feira (16). 

O documento, que é produzido por pesquisadores da UFJF, indica que o município de Juiz de Fora registrou 2.602 novos casos na sexta semana epidemiológica (6 a 12 de fevereiro), configurando assim o maior quantitativo desde o início da pandemia num período de sete dias. Da mesma maneira, foram registrados 32 óbitos – retomando um patamar visto pela última vez no mês de junho de 2021.

Para Marcel Vieira, professor e pesquisador do Departamento de Estatística do ICE, o momento requer muita cautela: “A variante Ômicron é comprovadamente mais transmissível do que as anteriores. Por isso, acreditamos que a hipótese mais provável para o aumento no número de casos nesta primeira quinzena de fevereiro seja o espalhamento desta variante em nossa população, combinada a uma redução da adesão às medidas protetivas”, comenta.

Dados epidemiológicos e novo indicador do boletim

No dia 31 de janeiro, Juiz de Fora havia registrado 52.818 casos confirmados e 2.098 vidas perdidas, de acordo com dados da Prefeitura de Juiz de Fora. Estes números evoluíram para 57.426 casos confirmados e 2.148 vidas perdidas no dia 14 de fevereiro, representando aumentos de 8,7% e 2,4%, respectivamente. O mês de fevereiro também já apresenta o maior número de vidas perdidas para a Covid-19 desde setembro de 2021.

Legenda: Coeficiente de Letalidade aponta relação entre vidas perdidas e casos confirmados mês a mês. Fonte: Reprodução/JF Salvando Todos

Uma das novidades desta edição do boletim é a introdução de um novo indicador: o coeficiente de letalidade (CFR, acrônimo para case fatality rate, em inglês) da Covid-19. Ele é calculado para cada um dos meses a partir da divisão do número de vidas perdidas pelo número de casos registrados. Vieira explica que o índice permite analisar a letalidade da doença mês a mês: “Ele é diferente da taxa de letalidade que nós vínhamos analisando, que por sua vez leva em consideração todos os casos e todos os óbitos ocorridos desde o início da pandemia. O CFR leva em consideração apenas os casos e vidas perdidas ocorridos num determinado mês”, indica.

Em Juiz de Fora, o CFR de janeiro foi de 0,52%. Comparativamente, o CFR foi de 0,26% no Brasil e de 0,13% em Minas Gerais no mesmo mês. Já em abril de 2021, no auge da onda causada pela variante gama, o CFR havia sido de 6,87% em Juiz de Fora, 3,98% em Minas Gerais e 4,31% no Brasil. O boletim também demonstra que a taxa de letalidade do município teve uma leve queda. No dia 14 de fevereiro, o número era de 3,74% – enquanto que no dia 31 de janeiro, a taxa era de 3,97%.

Município possui 75% da população vacinada com duas doses ou mais

Até o dia 15 de fevereiro, haviam sido aplicadas 1.134.002 doses de vacinas anti-covid em Juiz de Fora, sendo 495.359 primeiras doses, 434.676 segundas doses e 203.876 terceiras doses. Desta forma, levando em consideração a projeção populacional do IBGE para Juiz de Fora de 577.532 habitantes, pode-se estimar que 85,8% da população recebeu a primeira dose; 75,3% receberam as duas doses e 35,3% receberam a terceira dose. 

Vieira enaltece os números da vacinação, ressaltando a importância da aplicação da terceira dose no atual momento da pandemia: “Ao mesmo tempo em que temos 75% da população vacinada, existem 25% que ainda não receberam as duas doses, seja por estarem com o esquema vacinal atrasado ou por pertencerem a algum grupo que não foi contemplado (por exemplo, as crianças com idades inferiores a cinco anos), ou até mesmo por pessoas que não aderiram à vacinação. Como a terceira dose aumenta a eficácia da vacina diante do contexto atual da variante Ômicron, é de suma importância avançarmos com a aplicação da dose de reforço”, respalda.

Já na 6ª semana epidemiológica, foram aplicadas 6.055 primeiras doses, 1.654 segundas doses e 11.791 terceiras doses no município, totalizando assim 19.500 doses no município – uma redução de 26,3% no total de doses em relação à semana anterior. Por fim, no dia 15 de fevereiro, 153 pessoas estavam hospitalizadas na cidade por Covid-19, com 78 leitos de UTI para adultos dedicados à covid-19 ocupados, resultando em uma taxa de ocupação geral das UTIs de 80,0%.