Encontros virtuais durante a pandemia foram realizados com atividades na área de internacionalização

O Em Rede, projeto formado por estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), abriu edital para a seleção de seus novos membros. A iniciativa é voltada para a comunidade acadêmica da UFJF, principalmente a estudantes com interesse em realizar intercâmbio, e tem o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Entre as atividades promovidas pelo grupo estão clubes de conversação em idiomas diversos, grupos de estudos sobre língua e cultura de outros países, bate-papos com intercambistas e clube de leitura. A participação da comunidade acadêmica é gratuita.

O edital busca selecionar interessados em atuar na gestão administrativa do Em Rede como também na condução das atividades e encontros. São 21 vagas, voluntárias, divididas em várias áreas. O candidato deve realizar aqui sua inscrição até o dia 27 de fevereiro de 2022.

A atual coordenadora do Em Rede, Amanda Cruz, do 5º período de Psicologia, enfatiza o perfil que o estudante interessado em fazer parte do projeto deve ter. “O que nós esperamos dos novos membros é que tenham vontade de fazer o trabalho voluntário, de desenvolver novas habilidades e ter experiências que possam agregar para toda a vida. Além disso, o Em Rede é um ótimo lugar para fazer amigos, visto que temos membros de diversos cursos da UFJF.”

Em razão da pandemia de Covid-19, o Em Rede realizou nos últimos dois anos toda sua programação em versão on-line com grande adesão de público. Os projetos atualmente em funcionamento são:

Clubes de Conversação (inglês, espanhol, francês, japonês e italiano);

Grupo de Estudos em Relações Internacionais;

Grupo de Estudos em Cultura Coreana;

Grupo de Estudos em Cultura Hispano-americana;

Bate-Papo com ex-intercambistas (projeto Conhecimento Em Rede);

Passaporte Literário – Encontros do Clube do Livro;

Universitário Por Um Dia.

Acesse para conhecer mais sobre cada atividade.

O Em Rede

Formada pelos alunos egressos do antigo programa de mobilidade estudantil internacional  do Governo Federal, Ciências Sem Fronteiras (2011-2015), a ONG Rede CsF nasceu com o objetivo de retribuir por meio de trabalho voluntário o investimento feito pelo país nesses alunos, dando continuidade no desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil. Com o fim do programa, a Rede CsF foi reformulada e surgiu o Em Rede, que dá continuidade aos projetos com a missão de promover a internacionalização, dividir conhecimento e experiências culturais com a comunidade acadêmica da UFJF.

As atividades também constituem um rico quadro de possibilidades para quem quiser vivenciar a internacionalização em casa, trocas interculturais, contato com diferentes idiomas e culturas, como também com estudantes internacionais, dentro do próprio campus universitário.

“As experiências que adquiri me proporcionaram outras oportunidades, pois me ajudaram a explorar as mais diversas atividades e cargos dentro do projeto. Certamente é impossível falar sobre tudo o que o Núcleo Em Rede representa para mim, o tempo que participei foi muito gratificante e sou grata por ter um pouco do projeto comigo. Guardo com muito carinho todos os amigos e colegas que conheci”, comenta a estudante do 10º período do curso de Direito, Bruna Pereira.

Acesse os canais do Em Rede:

Site

Instagram: @emredejf