O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia Elétrica (Inerge) promove mais uma edição do Inerge Seminar Series no próximo dia 17, às 15h. Desta vez, ocorrerá a palestra Data Intensive Scalable Computing in Edge/Fog/Cloud Environments, com o professor do Departamento de Ciência da Computação, Mário Dantas.

O evento tem como público-alvo pesquisadores, empresários do setor industrial, alunos de graduação e pós-graduação. Assim como os interessados em conhecer sobre dados digitais gerados por dispositivos móveis e Internet das Coisas (IoT) e como trabalhar a parte de volume de dados e o processamento dos mesmos.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada até às 13h do dia 17, pelo formulário eletrônico. A palestra será transmitida pelo Google Meet em link enviado aos inscritos por e-mail e também pelo canal do Inerge no YouTube.

Transformação digital

O palestrante abordará a transformação digital, considerando os dados digitais e como devem ser consideradas as abordagens de armazenamento e processamento da magnitude de bilhões de elementos gerados de dados. Um dos principais exemplos dessa transformação digital é o conceito de Internet das Coisas, em que a maioria dos dispositivos do dia a dia está conectado à internet.

Serão apresentados e discutidos aspectos relacionados com a adoção do paradigma Data Intensive Scalable Computing (DISC), no qual um grande volume de dados é processado, considerando a nova tendência de adoção de ambientes edge/fog/cloud.

O grande aumento dos dispositivos com uso de dados digitais demonstra a importânci.a de discutir o tema, como explica Dantas.“O crescimento nunca antes observado na quantidade de dispositivos, na ordem de bilhões, que geram dados digitais que podem prover uma base para soluções nas áreas de engenharia, saúde, segurança, smart cities entre outras. As nuvens computacionais não suportam mais trabalhar com essa dimensão de dados digitais. Assim, os níveis de borda(Edge,) e névoa (Fog) são etapas importantes de suporte para esse cenário contemporâneo.”

O palestrante

Mário Dantas é professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), membro da Unidade Embrapii Inerge e possui PhD em Ciência da Computação pela Universidade de Southampton (UK).

Atuou como consultor em vários projetos com a indústria nas áreas de Industrial Internet of Things (IIoT); High Performance Computing; Data Intensive Scalable Computing (DISC); e-Health; HCI; Edge/Fog/Cluster/Grid/Cloud Computing; Context-Aware; Distributed and Parallel Storage Environments; e Ambient Assisted Living (AAL). Ele ganhou 31 prêmios nacionais e internacionais relacionados ao ensino e à pesquisa. Já em 2022, apresentou palestras sobre o tema na Itália e também na Austrália.