Regulamentação deve ser votada na próxima semana (Foto: Caíque Cahon/UFJF)

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou a adoção do passaporte vacinal em todas as unidades da Instituição. A decisão aconteceu nesta segunda-feira, 14, em reunião extraordinária, com manifestações favoráveis da maioria dos presentes.

No início da próxima semana, uma comissão deve apresentar proposta de regulamentação da exigência do passaporte. A comissão é composta por membros do Consu, da Administração Superior e de entidades que compõem a comunidade acadêmica: Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes), Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf) e representação discente, dividida entre Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Associação de Pós-Graduandos (APG).

A adoção do comprovante de vacinação é considerada uma medida educativa e em defesa da ciência, um ato de proteção individual e coletiva. Durante a reunião, foi ressaltado que as vacinas disponíveis no Brasil são comprovadamente seguras e capazes de evitar formas graves da doença, internações e mortes.