Dentre os 36 novos livros lançados em formato digital pela Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), oito títulos são vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (PPG Letras) e ao Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

O lançamento é resultado de trabalhos de docentes e pesquisadores de nove programas de pós-graduação (PPGs) da Universidade, uma estratégia que irá consolidar a organização dos selos editoriais dos PPGs. 

De acesso gratuito, o conteúdo das obras já pode ser acessado na íntegra em ufjf.br/editora/e-books/lancamentos-dos-e-books-2021/.

Relembre: Editora UFJF lança 36 livros digitais de acesso gratuito

Em continuação à divulgação dos lançamentos, segunda matéria da série apresenta os oito livros do PPG Letras (Arte: Milena Dibo)

A Utopia da Diversidade 

O livro A Utopia da Diversidade nas Escritas de Édouard Glissant e Mia Couto busca analisar a escrita ficcional do ensaísta, romancista e poeta martinicano Édouard Glissant em perspectiva comparada com a escrita de Mia Couto, romancista moçambicano. É destinado principalmente para estudantes e pesquisadores da área de Literatura Comparada, assim como aos leitores da Literatura e das Ciências Humanas.

A professora Enilce Albergaria, autora da obra, menciona que sua intenção “foi demonstrar como esses conceitos dão conta de questões contemporâneas, tais como a colonização europeia e os embates da pós-colonialidade, o encontro das culturas e de diferentes visões de mundo, além das negociações entre as tradições e a modernidade”. 

Clube dos Traidores

De acordo com Carolina Magaldi, uma das autoras de Clube dos Traidores – Pequena Enciclopédia do Universo Tradutório, o livro é uma pequena enciclopédia de conceitos e noções ligadas ao campo da tradução, voltadas para quem quer começar a aprender mais sobre a área e os impactos que ela provoca na sociedade, nas artes e na cultura pop. 

“As principais contribuições são relacionadas à sistematização do conhecimento sobre o campo dos Estudos da Tradução de forma didática e com exemplos de conhecimento geral, além de trazer sugestões de leitura e pesquisa para quem quiser se aprofundar nas discussões”, indica.

Minha Profissão é a Literatura 

Fruto do I Encontro de Autoria Feminina da UFJF, organizado em setembro de 2019 pelo Grupo de Pesquisa “Travessias e Feminismo(s): estudos identitários na autoria feminina”, o e-book Minha Profissão é a Literatura – Travessias da Autoria Feminina reúne textos produzidos a partir das falas dos palestrantes. Também há estudos que dialogam intimamente com os propósitos do grupo de pesquisa em questão.

Uma das quatro organizadoras, Rafaela Kelsen considera que a publicação pode contribuir para um debate técnico, científico e principalmente político sobre o espaço da autoria feminina. “Ao mesmo tempo, almeja-se que a obra sirva como instrumento de incentivo e valorização da escrita de mulheres, especialmente em contextos carentes de políticas editoriais voltadas à igualdade de gênero, como é o caso do Brasil”, observa.

Histórias em quadrinhos

O universo HQ tem ganhado cada vez mais espaço na atualidade, seja por meio das adaptações cinematográficas ou pelos grandes eventos que reúnem colecionadores. Diante desses fatos, a coletânea O Imaginário das Histórias em Quadrinho (e outros Ensaios) traz diversos trabalhos do professor Anderson Pires sobre as narrativas gráficas.

Dividido em duas partes, o e-book apresenta num primeiro momento a dissertação de mestrado do autor, que defende a potencialidade artística e literária da linguagem através da apresentação do seu percurso histórico. Na segunda parte, há uma série de ensaios atuais, produzidos como resultado do estudo desenvolvido no grupo de pesquisa “Narrativas visuais/experiências literárias: literatura e histórias em quadrinhos”.

Nossa casa sem paredes

De autoria do escritor e professor André Monteiro, Nossa Casa sem Paredes: ensaios de existir contempla textos escritos em épocas e circunstâncias distintas, sendo também motivados por temas e problemas muito diversos. “Os ‘capítulos’ não seguem a ordem cronológica da sua produção e escrita, e foram revistos e atualizados”, garante o autor.

Apesar de sua ampla diversidade, os ensaios reunidos no livro têm em comum um propósito político de indagar de que modo se pode transformar a literatura em um “Viver-Literatura”. “Trata-se de ensaiar caminhos para transformar o mofo de nossas instituições de saberes/poderes em uma casa onde a gente possa se dar ao direito de se tornar artista e inventar existências menos obedientes”, reflete.

Ensinar Português de forma divertida

Modelo de tabuleiro do jogo “Volta ao mundo: entre verbos e adjetivos”, uma das atividades propostas pelo e-book (Imagem: Reprodução)

Elaborado pelo Grupo de Pesquisa “Análise Linguística na Escola”, o livro Ensinar Português de forma divertida – Atividades lúdicas para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio aponta a relevância da inserção dos jogos e da presença da ludicidade na promoção do aprendizado de línguas. 

Ao longo dos capítulos, há a proposição de uma série de atividades lúdicas de ensino de Língua Portuguesa com o intuito de um ensino de gramática significativo e ativo em importantes etapas escolares: o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio.

O livro disponibiliza para o professor da educação básica um link específico com acesso a todos os materiais elaborados, como tabuleiros, cartas e peças dos jogos, facilitando a aplicação das atividades propostas. 

“A obra apresenta ideias de uso de metodologias ativas de aprendizagem da Língua Portuguesa na escola, tendo como interlocutores principais os professores dessa disciplina que querem buscar caminhos inovadores para suas salas de aula”, frisa Natália Sathler, uma das autoras.

Experiência, Teoria e Ação

Na mesma perspectiva do livro Ensinar Português de forma divertida, a obra Experiência, Teoria e Ação Práticas Pedagógicas De Ensino De Língua Portuguesa reúne, de forma rápida e elucidativa, algumas experiências provenientes do trabalho desenvolvido pelo Mestrado Profissional em Letras da UFJF. 

Segundo Natália Sathler, que também está entre as autoras desse e-book, os textos abordam as intervenções realizadas em salas de aula por meio da elaboração e da aplicação de materiais e metodologias inovadoras, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

“As metodologias, materiais e experiências apresentados no livro mostram claramente a importância do investimento público na formação continuada de professores em serviço, visto que demonstram o impacto positivo das ações desenvolvidas, tanto para o professor pesquisador quanto para os estudantes envolvidos nas experiências. Este é um livro interessantíssimo para professores de Linguagens, estudantes de Letras e pesquisadores”, enaltece.

Sobre as Leis

O diálogo De Legibus foi escrito por volta de 52 a.C., por Marco Túlio Cícero, que compôs o texto em correspondência com a República de Platão, discutindo sobre a cidade, a justiça e os regimes políticos. 

Como destacado por Bruno Lacerda e Charlene Miotti, professores da UFJF responsáveis pela tradução, introdução e notas, em Sobre as Leis (De Legibus), “nos três livros que chegaram até nós, Cícero trata de temas como a natureza do homem, o conceito e a etimologia da lei, o fundamento do direito, o direito religioso e as diversas magistraturas romanas”.

Editora UFJF

Com a missão de estimular e promover o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, a Editora UFJF foi criada em 1986 como um importante instrumento de divulgação científica, dedicando-se à publicação e distribuição de produções resultantes da pesquisa e da extensão da própria Universidade e também de pesquisadores de outras instituições.

Outras informações: Editora UFJF