São 1160 estudantes dos ensinos fundamental, médio e do EJA que retornam, respeitando os protocolos de segurança (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O Colégio de Aplicação João XXIII inicia, presencialmente, as aulas nesta segunda-feira, 14. São 1.160 estudantes dos ensinos fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que poderão retornar de forma completa, e sem rodízio, respeitando os protocolos de biossegurança.

Será adotado o espaçamento entre as carteiras de um metro e demais medidas de controle da Covid-19, como o uso de máscara pelos alunos, professores e funcionários, higienização das mãos durante a permanência na escola e acesso ao Busco Saúde.

Para atender a comunidade estudantil, durante esta semana, reuniões on-line com pais e representantes foram programadas para todos os segmentos – ensinos Fundamental I e II, Médio e Educação de Jovens e Adultos – tirando as dúvidas e esclarecendo sobre os protocolos e cronograma. 

Segundo o diretor do João XXIII, Elói Teixeira, o colégio passou por uma série de obras que chegaram ao fim nesta quinta-feira, 10. “Tivemos a abertura de janelas para melhorar a ventilação, instalação de pias em áreas externas, troca das torneiras para modelos de apertar para saída da água, consertos de vazamentos dentre outras obras realizadas pela Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) para possibilitar o retorno dos estudantes”, explica Teixeira.

Teixeira também aponta que foram feitas adaptações das salas de aula com o distanciamento de 1 metro, sendo que todas as carteiras têm marcação no chão para determinar sua posição. “Ainda preparamos treinamento de estudantes, familiares e servidores para respeito às normas de biossegurança e para o acesso ao Busco Saúde, colocação de dispenser de álcool gel em todas as salas e corredores, colocação de lixeiras de pedal, além da preparação de espaços exclusivos para a hora do lanche, com distanciamento de 1,5 metro.”

A equipe do Colégio de Aplicação também estará atenta e haverá um monitoramento pelo setor de enfermagem sobre os procedimentos de segurança, manutenção do distanciamento social e todas as normas do protocolo de biossegurança da UFJF e do colégio.

Normativa
Atendendo à regulamentação da UFJF, o Colégio de Aplicação adotou o ensino híbrido, com respeito aos protocolos de biossegurança, no final de 2021 e não foi detectado nenhum caso de contágio  no interior da escola. O retorno agora para o ano letivo de 2022 é obrigatório, ou seja, não haverá mais em ensino remoto. A decisão foi confirmada em reunião do Conselho Superior (Consu) da UFJF realizada na quarta-feira, 9, quando foram aprovados novos protocolos de biossegurança para viabilizar o retorno presencial.

Na segunda-feira, 14, o Consu se reúne novamente para discutir a situação do passaporte vacinal. Até o momento, não há obrigatoriedade de comprovação de vacina contra a Covid-19 para frequentar a instituição ou o Colégio. A exceção são os espaços de cultura e lazer, entre eles, o Jardim Botânico, o Museu de Arte Murilo Mendes e o Memorial da República, que cobram o cartão de vacinação atualizado para entrada nos espaços.  

Outras informações
https://www.ufjf.br/joaoxxiii/    

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF