Em comemoração ao final do semestre letivo, o departamento de Educação Física do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promove, nos dias 16 e 17 de fevereiro, mais uma edição do Festival do Movimento.

Com a temática “IncorporAR e Fruir”, a atividade buscará instigar uma reflexão e experimentação corporal que possibilite, como tendência criadora, reverberar a necessidade e o desejo do ser humano de sentir-se vivo e integrado com o mundo e todos os seres vivos e não vivos, gozando de uma existência plena e sensível, em meio ao caos e às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Neste ano, a atividade acontecerá em novo formato, de modo virtual, gratuito e aberto ao público em geral, agregando às apresentações dos discentes atividades como palestras, que contarão com a presença de profissionais da ginástica e da dança de outras instituições, além de grupos convidados que também se apresentarão.

Os interessados poderão acompanhar a programação completa no link disponível aqui. Não é preciso fazer inscrição prévia.

Confira a programação:

16 de fevereiro

17h30 -Abertura do evento
17h45- Palestra: A dança no contexto dos projetos sociais
Palestrante: Profa. Ms. Juliana Araújo de Paula
Mediação: Profa. Dra. Raquel e Prof. Dr. Igor
Minicurrículo: Juliana é doutoranda em Estudos do Lazer; mestre em Educação, e graduada em Educação Física pela UFMG. Desenvolve trabalhos e pesquisas relacionadas à Educação Física Escolar, Educação Integral, Dança, Lazer e Projetos Sociais.

17 de fevereiro

14h – Palestra: A ginástica para todos e suas possibilidades
Palestrante: Ms. Fernanda Menegaldo
Mediação: Profa. Dra. Josária Amaral
Minicurrículo: Fernanda é doutoranda e mestra pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, na área de Educação Física e Sociedade. É graduada em Educação Física, bacharel e licenciada pela mesma Instituição. Integrante do Grupo Ginástico Unicamp (GGU) e do Grupo de Pesquisa em Ginástica (GPG), ambos vinculados à FEF-Unicamp. Foi ginasta (2000-2008), árbitra (2009-2016) e treinadora (2010-2014) de Ginástica Rítmica pelo Clube Campineiro de Regatas e Natação.

Histórico do Festival em Movimento

O Festival do Movimento é um evento promovido desde o ano de 2017 por disciplinas do Departamento de Educação Física, sendo organizado e executado pelos discentes e docentes de “Expressão Rítmica e Corporal”, “Dança”, “Fundamentos da Ginástica I”, “Fundamentos da Ginástica II” e “Fundamentos da Ginástica III”. Trata-se de uma atividade avaliativa, em que componentes da formação profissional em Educação Física, como a apresentação cênica e o processo criativo de composição coreográfica, são objeto de estudo e experimentação.

Em algumas edições realizadas anteriormente à pandemia Covid-19, o evento ocorreu no Ginásio Coberto do Clube Filadélfia, sendo divulgado nos principais meios de comunicação de Governador Valadares, agregando público significativo, especialmente crianças e suas famílias, atraídas pelas temáticas infantis abordadas, como “Disney”, “Halloween”, dentre outras.

Ao longo da pandemia, o Festival aconteceu virtualmente e internamente em algumas das referidas disciplinas que estiveram em oferta no Ensino Remoto Emergencial.