Primeiro dia de provas seguiu os protocolos sanitários e não houve nenhuma ocorrência grave (Foto: Manoel Júnior)

Quase 4 mil candidatos participaram do primeiro dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) de 2022 da Universidade Federal de Juiz de Fora, neste sábado, 5, em Governador Valadares. Dos 4.418 inscritos, 566 candidatos se ausentaram (12,8%). O Pism é um processo de avaliação seriada, em que os candidatos às vagas oferecidas pela UFJF participam de três módulos de avaliação (I, II e III), um ao final de cada ano do Ensino Médio.

No primeiro dia de prova, os candidatos dos dois primeiros módulos do Pism responderam a questões sobre os conteúdos de língua portuguesa, geografia, matemática e química. Foram 56 questões, objetivas e discursivas de igual forma e teor, totalizando 120 pontos.

José Victor, candidato do Módulo I, aprovou o conteúdo da prova (Foto: Dante Rodrigues)

Para o candidato do Módulo I, José Victor Silva Souza, o conteúdo da prova estava dentro do previsto. “São temas bem atuais. Por exemplo, em geografia foram abordados a COP 26 e aquecimento global. Foram conteúdos bem importantes também em matemática e português seguindo o que estava programado no edital”. Aos 16 anos, o candidato de Itajutiba, distrito de Inhapim, viajou 106 km para dar início ao sonho de tentar cursar medicina em uma universidade pública e de qualidade. “O vestibular seriado é uma excelente oportunidade para nós jovens que estudamos em escolas públicas. Além disso, estudar nesta universidade tão significativa, em um curso muito bem avaliado pelo MEC, e ainda por cima perto da minha cidade, seria a realização de um sonho”, destacou José Victor.

Já os inscritos no módulo III tiveram que responder 60 questões: objetivas iguais para todos os candidatos e outras discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido. Neste módulo, os inscritos podem alcançar até um total de 140 pontos.

Arthur e Loren são de Itanhomi e buscam uma vaga nos cursos de Medicina e Fisioterapia, respectivamente (Foto: Dante Rodrigues)

Candidato a uma vaga no curso de Fisioterapia, Arthur Lopes de Oliveira, de 17 anos, considerou a prova acessível. “Acho que o conteúdo correspondeu a minha expectativa. Creio que eu fui bem e tenho chances de conseguir uma vaga na UFJF-GV”, destacou o jovem de Itanhomi, cidade que fica a 55 km de Governador Valadares.

Da mesma localidade, a candidata Loren Ferreira da Silva, de 18 anos, também elogiou o conteúdo da prova. “Acho que hoje foi tranquilo, mas certamente amanhã será bem mais difícil”, prevê a estudante que busca uma vaga no curso de Medicina após conseguir bons resultados nos dois primeiros módulos.

Arthur Leonardo quer cursar Medicina Veterinária em Juiz de Fora (Foto: Dante Rodrigues)

Candidato a uma vaga no curso de Medicina Veterinária, em Juiz de Fora, o candidato Arthur Leonardo, de 18 anos, também saiu do primeiro dia de provas do Módulo III confiante. “Acho que eu me saí bem e tenho grandes chances de estudar nesta excelente universidade. Além disso, o formato do Pism possibilita que a gente consiga recuperar eventuais notas que não tenham sido boas em etapas anteriores”, destacou o estudante de Timóteo, município distante 127 km de Governador Valadares.

Gabarito e recursos

O gabarito será divulgado neste domingo, 6, a partir das 19h, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

Os recursos relacionados às formulações das questões e aos gabaritos de cada prova deverão ser protocolados pelo candidato ou representante de estabelecimento de ensino na segunda-feira, dia 7 de fevereiro, para provas de todos os módulos, das 9h às 16h, junto à CAT, no Prédio da Reitoria -Rua José Lourenço Kelmer, s/n Campus da UFJF, Bairro São Pedro em Juiz de Fora – MG – ou enviados por e-mail para o endereço eletrônico vestibular@ufjf.edu.br .

Eles deverão ser realizados por meio de formulário próprio, disponibilizado no site da Copese, e somente será analisado se constar as respectivas razões, específicas para cada questão contestada ou gabarito contestado. O resultado dos recursos e o gabarito oficial serão divulgados até o dia 31 de março de 2022, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos.

Da decisão da Copese sobre as formulações das questões das provas e de seus gabaritos ou de suas anulações não cabe recurso.