Pesquisadores vinculados ao Hospital Universitário (HU-Ebserh) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e docentes e discentes de graduação e pós-graduação da Universidade ou instituições conveniadas agora contam com uma plataforma que proporciona maior produtividade e celeridade na coleta e análise de dados de pesquisas desenvolvidas.

Trata-se da ferramenta RedCap (Research Eletronic Data Capture), desenvolvida pela Vanderbilt University (Tennessee, Estados Unidos), que está sendo disponibilizada pela Ebserh aos hospitais da Rede.

O RedCap fornece procedimentos de exportação automatizados para downloads de dados contínuos para Excel e pacotes estatísticos comuns (SPSS, SAS, Stata, R), bem como calendário de projeto embutido; módulo de programação; ferramentas de relatórios ad hoc; e recursos avançados, como lógica de ramificação; upload de arquivo e campos calculados. Também tem como objetivo promover maior segurança, confidencialidade e disponibilidade dos dados.

O acesso ao RedCap ocorrerá mediante os perfis de usuários com funcionalidades e atribuições consonantes com suas atuações nos projetos de pesquisa desenvolvidos no HU-UFJF/Ebserh. Para os pesquisadores diretamente vinculados ao HU, o acesso já está permitido neste link , com a utilização de usuário e senha da Ebserh (similares aos utilizados para o acesso à rede do hospital).

Já para os pesquisadores não vinculados diretamente ao HU, como docentes, discentes de graduação e pós-graduação da UFJF ou instituições conveniadas, o acesso será liberado mediante solicitação.

Confira outras informações sobre o fluxo de acesso e links com tutoriais de uso da ferramenta